Notícias de Caçador e Região

No Dia da Escola, o destaque é para a importância da educação escolar

Nesta segunda-feira, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola. Nesta data especial, a Secretaria de Educação de Caçador destaca as adequações que as escolas precisaram passar para receber novamente os alunos.

A secretária Lenira Carneiro enfatiza que a pandemia chegou e mudou toda a rotina. “Ficamos um ano sem os alunos nas salas de aula, tornando a escola triste. Para voltarmos às aulas presenciais, várias adequações precisaram ser feitas, como carteiras distantes, uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento e, trocar os abraços por “soquinhos” e olhares. Provavelmente a rotina doméstica também mudou com o coronavírus, mas todos também já sabem como agir para conter o avanço dessa pandemia. Nosso objetivo é cuidar dos alunos, professores e das famílias. A educação dos nossos filhos não pode parar”, afirma.

Para Lenira, a escola é por excelência o melhor local para apropriação do conhecimento. “Percebemos, nesses poucos dias de aulas presenciais, o valor imensurável das nossas escolas e da troca de informações entre professores e alunos. Nunca na história havíamos constatado o valor das nossas escolas e a eficácia da interação entre alunos e professores”, enfatiza.

“Observamos também a alegria dos alunos que estão nas escolas, participando ativamente das aulas presenciais e também notamos a dificuldade da adaptação de algumas crianças dos CMEIs que ainda estavam isoladas desde o seu nascimento (crianças que nasceram durante a pandemia e agora, com o retorno dos CMEIs e com a necessidade de seus pais trabalharem, precisaram ir para a escola)”, complementa.

Ainda Lenira destaca que neste Dia da Escola é importante ressaltar e assegurar aos pais que as escolas da Rede Municipal estão prontas e seguras para receber todos os alunos. “Porém, nós também respeitamos a vontade daqueles que optaram em deixar seus filhos no ensino remoto, assinando o termo de responsabilidade pelo acompanhamento, desenvolvimento e apropriação dos conteúdos por seus filhos”, destaca.

“Como dizia Anísio Teixeira: Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. Parabenizamos hoje todos que fazem a verdadeira escola, sendo professores, alunos, famílias e profissionais de apoio”, finaliza.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.