Notícias de Caçador e Região

Nevou de novo! SC bate recorde de neve em junho dos últimos 23 anos

Nevou mais uma vez em Santa Catarina. O fenômeno ocorreu na madrugada desta quarta-feira (30), dois dias após o primeiro registro de neve do ano. E não foi só isso: segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, trata-se da primeira vez em 23 anos que neva por três dias consecutivos em São Joaquim, na Serra.

A neve já havia dado as caras na madrugada de segunda (28) e por volta das 17h de terça (29). Nesta quarta, começou entre 00h e 1h, de forma fraca e se estendendo pela madrugada.

Às 4h30, segundo Coutinho, São Joaquim já tinha a neve mais intensa dos últimos três dias. A garoa de neve, inclusive, continuava e os termômetros marcavam -0,5°C. Os flocos continuavam a cair até 5h40 e pela manhã, havia bastante neve acumulada. Às 6h45 os termômetros de rua marcavam -2°C, com sensação térmica de -5°C.

Ainda conforme Coutinho, dados registrados por ele nos últimos 23 anos apontam que houve neve por três dias também em 2011. Na ocasião, no entanto, não nevou por três dias consecutivos como desta vez.

Não se via tanta neve há um bom tempo. Esta foi a terceira ocorrência de neve mais intensa de um mês de junho em Santa Catarina nos últimos 23 anos. Em 2001 a neve chegou a 0,5 cm, enquanto em 2017 nevou 0,6 cm. Até 6h havia nevado 0,5 cm em São Joaquim, o que reforça a intensidade do fenômeno neste 2021.

A neve é mais visível na área industrial do município. Na SC-110, antes da entrada de São Joaquim, os acúmulos são maiores. No Centro a neve também deu as caras, com carros e bancos cobertos pelos flocos.

Temperaturas

O frio perpetuou na Serra nesta madrugada. Bom Jardim da Serra marcou -4,4°C nas primerias horas do dia, enquanto Urupema teve -3,8°C. Os termômetros chegaram a -2,3°C em Urubici e -1,4°C em São Joaquim. As temperaturas baixas podem cair ainda mais até as 8h.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.