O Hospital Maicé receberá do dia 9 ao dia 14 de dezembro uma equipe médica que realizará cerca de mil cirurgias de catarata em pacientes de mais de 50 municípios do Oeste e Planalto Catarinense. A ação é uma inciativa do Governo do Estado e visa atender pacientes que estão na fila de espera.
Serão realizados cerca de 160 procedimentos diários. Os pacientes serão recepcionados, receberão lanche, passarão por exames e os que necessitarem de cirurgia serão encaminhados para o procedimento, que dura cerca de cinco minutos. Depois disso, os pacientes e acompanhantes receberão orientações a respeito dos cuidados. Eles recebem ainda dois colírios e óculos escuros.
Os procedimentos serão custeados pelo Governo do Estado. A equipe que realizará a cirurgia é de São Paulo e trará todos os equipamentos necessários para a realização das cirurgias. O Hospital Maicé irá disponibilizar o espaço físico, bem como o suporte necessário para realização das cirurgias. Além disso, por meio de um parceria, acadêmicos do Senac e da Uniarp irão auxiliar na logística dos trabalhos.
Vale ressaltar que os demais trabalhos no Hospital, como cirurgias, Pronto Socorro e visitas, não sofrerão alterações. Durante os dias do mutirão, cerca de duas mil pessoas a mais devem passar pelo Hospital.
As informações foram repassadas através de um coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 7.
Acompanhe a entrevista completa: