Notícias de Caçador e Região

Municípios se organizam para ter telefonia e internet rural

Secretários de Agricultura dos municípios que compõem a 10ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25, com o gerente Jean Carlo Ribeiro, para debater a implantação do Programa de Telefonia Fixa e Internet no Meio Rural, do Governo de Santa Catarina. O assunto já recebeu aval do secretário estadual de Agricultura, Moacir Sopelsa, que garantiu os recursos necessários para implantação do sistema. Porém, a preocupação dos representantes da região de Caçador é que os trâmites aconteçam com rapidez, visando à execução antes do prazo eleitoral.

De acordo com o gerente da ADR de Caçador, Jean Carlo Ribeiro, o primeiro passo foi dado com uma visita do grupo ao secretário Sopelsa que garantiu R$ 120 mil para o início do projeto em cada um dos sete municípios da região. “Agora vamos retornar a Florianópolis para tratar da liberação do recurso para que a ADR possa firmar os convênios com os municípios. Como é um ano eleitoral precisamos de agilidade”, explica.

A partir dos convênios, as prefeituras deverão licitar a instalação dos aparelhos que viabilizem o serviço. Com a telefonia fixa e internet rural, os agricultores terão benefícios como, por exemplo, emitir de suas propriedades a nota fiscal do produtor que a partir do próximo ano será digital.

“O acesso à tecnologia melhora a qualidade de vida e incentiva os agricultores a permanecerem no campo. À princípio com o recurso de R$ 120 mil para cada município será possível atender algumas localidades. Mas a ideia é que no futuro o projeto alcance 100% da área rural, com recurso do SC Rural. Aproveitaremos a viagem a Florianópolis para reforçar esse pedido”, finaliza Jean.

Entrega de sementes

Na ocasião, o secretário executivo da ADR de Caçador, Imar Rocha, fez a entrega de três caixas de sementes para cada secretário municipal. As sementes são de hortaliças como cenoura, pepino, alface, rabanete, beterraba, repolho, rúcula e feijão vagem. O ato contou com a presença do gerente regional da Epagri, Ari José Galeski.

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.