Notícias de Caçador e Região

Municípios da Amarp atendem critérios para vacinação em massa

Apenas um município deve ser selecionado para o estudo de vacinação em massa em Santa Catarina, anunciada na última semana pelo governador Carlos Moisés (PSL). O principal critério para a escolha será o número de habitantes: a cidade deve ter, no máximo, 7 mil habitantes, segundo o secretário de Saúde André Motta.

Na região da Amarp, sete municípios atendem esse critério; Rio dsa Antas, Calmon, Matos Costa, Iomerê, Arrio Trinta, Pinheiro Preto e Macieira.

Além disso, a cidade será definida por meio de um ranking que avaliará alguns critérios como a vulnerabilidade social e altas taxas de letalidade e incidência da doença.

— Ainda vamos tentar entender esse novo cenário e fazer o ranqueamento daqui uns dias. Além disso, estamos tentando conseguir as doses para que esse processo possa acontecer —, explica o secretário.
Se levar em conta a população, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao menos 130 cidades catarinenses estariam aptas para receber o estudo.

As doses usadas para esta etapa também estão sendo discutidas pela SES. Uma das opções é tentar usar as 61 mil vacinas que o Ministério da Saúde teria deixado de enviar a Santa Catarina no início da distribuição por estados. Motta diz, ainda, que o governo estadual também está conversando com laboratórios para parcerias durante o processo de vacinação.

— Se conseguirmos mais doses, pode ser que mais de um município seja contemplado com essa vacinação. Mas tudo depende das doses — pontua.

Coronavírus em SC

Segundo o último boletim divulgado pela SES nesta terça-feira (15) já foram confirmados 1.012.445 casos nos 295 municípios catarinenses. Já em relação as mortes, são 16.082 confirmadas desde o iníciio da pandemia, com uma taxa de letalidade dde 1,59%.

Enquanto aguarda a chegada de novas doses, os municípios seguem com as campanhas de vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro, do governo estadual, 2.200.976 catarinenses já foram imunizados com a primeira dose, enquanto outros 765.323 completaram o ciclo de imunização com as duas doses.

Com informações NSC Total

Veja Também

Comentários estão fechados.