Anteriormente conhecida como varíola dos macacos, a mpox voltou a ser classificada como uma ESPII
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta-feira (14) que a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, voltou a ser classificada como uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional).
A decisão ocorre em meio à rápida disseminação de uma nova variante da doença, especialmente na RDC (República Democrática do Congo), onde quase 14 mil casos e 450 mortes foram registrados apenas este ano, conforme o Africa CDC (Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças).
A mpox havia sido inicialmente considerada uma ESPII em julho de 2022, mas seu status foi rebaixado em maio de 2023 devido à diminuição global dos casos, similar ao que ocorreu com a Covid-19.
Contudo, o recente aumento no número de infecções, particularmente na África, fez com que a OMS retomasse o alerta máximo.
Tedros Adhanom, diretor-geral da organização, afirmou que a OMS está empenhada em coordenar a resposta global nas próximas semanas, trabalhando em colaboração com os países afetados para prevenir a disseminação, tratar os infectados e salvar vidas.
No Brasil, o Ministério da Saúde avaliou que o risco atual de contágio é baixo, mas a situação continua sendo monitorada de perto.
Com informações ND Mais