Search
Close this search box.

Morre Francisco Cuoco, o icônico galã das telenovelas brasileiras, aos 91 anos

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Francisco

Francisco Cuoco, longe da TV desde 2020, morreu nesta quinta-feira

O ator Francisco Cuoco, um dos grandes nomes e galãs da teledramaturgia brasileira, faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, aos 91 anos. Ele estava internado há 20 dias no hospital Albert Einstein. A causa da morte não foi divulgada, mas o ator vinha enfrentando problemas de saúde relacionados à idade avançada.

Nascido em 1933, no bairro do Brás, em São Paulo, Cuoco iniciou sua vida profissional como feirante, auxiliando o pai. Nos anos 1950, ingressou na Escola de Arte Dramática (EAD), atualmente vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Sua estreia no teatro ocorreu em 1958, em um papel sem falas na peça “A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso”, ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.

Nos anos seguintes, o ator começou a atuar em teleteatros na TV Tupi. Sua primeira aparição em novelas foi em “Marcados Pelo Amor”, da TV Record. O papel que o consolidou como galã romântico veio em “Legião do Esquecidos”, onde contracenou com Regina Duarte na TV Excelsior. Anos depois, a dupla repetiria o sucesso em “Selva de Pedra”, em 1972.

Conhecido por seu carisma e voz grave, Cuoco se destacou por interpretar galãs em novelas que se tornaram clássicos da televisão brasileira. Entre seus papéis mais marcantes estão o taxista Carlão em “Pecado Capital” (1975) e o charlatão Herculano Quintanilha em “O Astro” (1977).

Apesar de ter iniciado a carreira nos palcos, o sucesso na televisão o manteve afastado do teatro por muitos anos. Cuoco só retornou aos palcos em 2004, com a peça “Três Homens Baixos”. Nos anos seguintes, emendou diversas outras produções teatrais, como “Circuncisão em Nova York” (2008), “Deus é Química” (2009) e “Uma Vida no Teatro” (2013).

Longe da TV nos últimos anos de vida, sua última participação em novelas foi em “Salve-se Quem Puder” (2020). Francisco Cuoco enfrentou vários problemas de saúde, incluindo sobrepeso de 130 kg, e dificuldades de locomoção e respiratórias.

LEIA MAIS 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp