Morreu nesta quinta-feira, 21, aos 95 anos, o ex-prefeito de Caçador, Jucy Varela. A informação da morte foi confirmada por familiares nas redes sociais. O ex-chefe do executivo municipal foi vítima da Covid-19.
Jucy Varella nasceu em 12 de março de 1926 em Tijucas, litoral catarinense. Filho de Adelaide Maria De Campos Gallotti e Guilherme Varella, jornalista, músico e escritor, Jucy era viúvo de Irene Alma Dallmann Varella.
Iniciou a vida profissional como engraxate e aos 13 anos começou a trabalhar no Cartório de Canoinhas. Atuou como fotógrafo em Três Barras, mesma cidade onde foi funcionário da Empresa Southern Brazil Lumber and Colonization Company. A sua ligação com Caçador aconteceu por força do destino.
Ocupando funções em Três Barras como funcionário público do Instituto Nacional do Pinho, hoje o IBAMA, Jucy passou por Joinville em 1944, voltou para Três Barras de 1945 a 1950. Atuou em Capão Bonito, em São Paulo, retornou a Três Barras e finalmente, em 1954, chegou a Caçador para implantar a Floresta Nacional de Caçador, em Taquara Verde, cumprindo com o anseio de preservação ambiental já existente naquela época.
Um homem além do seu tempo, que exerceu a sua função profissional, mas que se envolveu com a realidade local, trazendo para uma cidade em pleno desenvolvimento conceitos novos de urbanismo, infraestrutura, educação. Foi em Caçador, no Meio-Oeste catarinense, que Jucy Varella criou a sua filha, Jeanine Varela, se dedicou aos estudos e exerceu o papel de homem público.
Jucy Varella foi eleito Prefeito de Caçador e exerceu o mandato de 1966 a 1970. Muitas marcas suas foram deixadas, como a construção da Praça da Concórdia, prolongamento da Avenida Barão do Rio Branco até a chamada estrada para Taquara Verde, hoje SC 451, e um dos seus marcos: a construção da sede da Prefeitura.
Atuando junto à Comunidade, foi Fundador da Cooperativa Rural de Eletrificação do Vale do Rio do Peixe em Caçador e Presidente de 1973 a 1985, levando energia elétrica para locais antes nunca imaginados do interior do Município.
Na área educacional, tornou-se técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Catarinense em Caçador em 1963. Quatro anos mais tarde formou-se Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná. Foi professor nos Colégios Aurora, Marcos Olsen e Paulo Schieffler de Estatística, Matemática Financeira, Português, Moral e Cívica, como também Secretário do Ginásio Caçadorense.
Jucy Varella foi Organizador e Professor da Escola de Alfabetização de Adultos em Caçador no ano de 1958. Fundador da União Caçadorense de Estudantes e seu Presidente de 1961 a 1963. Fundador do Ginásio Caçadorense Jorge Lacerda em 62. Fundador e 1º Presidente da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos – Núcleo de Caçador, membro da Direção do Mobral de Caçador e do Conselho Curador da FEARPE.
A sua ligação com a educação é tão forte que ao implantar o Instituto Nacional do Pinho em Taquara Verde fez questão de ensinar os seus 60 funcionários, na época, a ler e escrever. Uma iniciativa própria que usava o tempo depois do expediente para atuar como professor.
No ano de 2009 Jucy Varella recebeu uma homenagem e a comenda de cidadão honorário de Caçador.