Notícias de Caçador e Região

Moradora de Camboriú aguarda decisão do TRF4 para plantar maconha em casa

Após mais de sete anos de luta, Ana Paula Brandão está a um passo de conseguir a liberação judicial para plantar maconha em casa e conseguir produzir o próprio óleo de CBD (Canabidiol).

Moradora de Camboriú, ela usa o óleo para amenizar as fortes dores causadas por um tumor raro na medula óssea. Atualmente, Ana compra o medicamento importado que custa cerca de R$ 18 mil. O preço, no entanto, pode variar com a cotação do dólar.

Sem conseguir apoio para comprar o medicamento, produzir o óleo em casa seria a alternativa mais viável financeiramente. Como a maconha é proibida no Brasil, Ana depende de um habeas corpus do desembargador federal.

O marido de Ana, Eduardo Jacks, afirma que eles já conseguiram o parecer favorável ao do Ministério Público em segunda instância no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), de Porto Alegre.

“Se ele seguir o entendimento do promotor do MP, ganhamos a autorização do habeas corpus para fazermos o tratamento da Ana em casa”, conta.

A previsão é que a decisão saia até o dia 5 de agosto. Eduardo e Ana esperam que seja favorável, e Ana possa ter um tratamento digno.

Além do canabidiol, Ana tem um implante de um neuroestimulador medular, que emite uma frequência que alivia as dores, mas não é suficiente para aliviar as dores. O melhor tratamento seria associado, entre o neuroestimulador e o canabidiol.

Em julho, sem dinheiro para comprar o medicamento importado, Ana voltou a ficar acamada, com fortes dores. “Por isso estamos nesta luta judicial para a Ana ter um tratamento digno e garantido. O tratamento hoje é muito caro, pois varia com o dólar, então não conseguimos manter e ela fica acamada sofrendo até conseguir medicação. Infelizmente está bem difícil conseguir ajuda”, conta.

Enquanto a decisão não sai, Ana continua precisando de apoio financeiro. Doações podem ser feitas para a conta no Banco Bradesco: Agência 1406 – Conta Corrente 10429-9, ou pelo Pix 965.732.440-87.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.