Notícias de Caçador e Região

Moisés antecipa conclusão da vacinação contra Covid-19 em SC

Durante o roteiro no Sul do Estado, nesta quinta-feira (01), o Governador, Carlos Moisés, destacou que a vacinação contra a Covid-19 está andando mais rápido que o previsto. Desta forma, ele destacou que Santa Catarina pode finalizar a imunização de adultos com mais de 18 anos até setembro.

“Divulgamos calendário para até final de outubro vacinar todos adultos acima de 18 anos em Santa Catarina com a primeira e a segunda dose, mas ao mesmo tempo, acreditamos que podemos antecipar esse calendário para meados de setembro porque está caminhando muito bem”, destacou o governador em entrevista ao vivo para a NDTV Criciúma.

Alguns municípios estão adiantados

A Secretaria do Estado da Saúde divulgou no início de junho um calendário com a previsão da vacinação em Santa Catarina por idades. A previsão era que todos os adultos com mais de 18 anos fossem vacinados até outubro. Porém alguns municípios já estão avançando e antecipando essa aplicação dos imunizantes.

Um dos exemplos é a cidade de São José, na grande Florianópolis, que já iniciou a imunização de pessoas com 40 anos ou mais. Além disso, Tubarão, no Sul do Estado, já iniciou a vacinação em adultos com 41 anos ou mais, além dos grupos prioritários. Idades que no calendário do Estado estavam previstas para iniciar no final de julho.

“ A vacinação é ela que vai trazer a normalidade, os eventos de fim de ano. Nós estamos com muita vontade de incentivar o turismo, o turismo de negócio, eventos, o verão que vai chegar e virada de ano que a gente espera ter uma condição de normalidade aqui no nosso estado com o processo de imunização avançando como está”, projetou o governador.

Estado recebe mais doses da vacina

Durante a noite de quarta-feira (30) e madrugada desta quinta-feira (1) a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) confirmou a chegada de 256.440 doses da vacina contra a Covid-19. São 37.440 da Pfizer e 219 mil da AstraZeneca.

As doses já estão sendo distribuídas para os municípios ainda nesta quinta-feira (1). As vacinas das centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Videira, Mafra, Rio do Sul e Lages serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Para as demais centrais regionais, Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau e Itajaí as doses seguem via terrestre. A previsão é que a distribuição seja finalizada ainda na quinta.

“Essas novas doses irão nos permitir avançar nos grupos a serem vacinados. Mas é muito importante que aqueles que já se vacinaram com a primeira dose fiquem atentos ao prazo e voltem para receber a segunda. Temos cerca de 70 mil pessoas que não retornaram. Só com a população vacinada estaremos mais próximos da normalidade”, frisou Moisés.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.