Notícias de Caçador e Região

Metodologias ativas no curso de Administração da Uniarp Fraiburgo

 

Dia 02 de abril, acadêmicos da 7ª fase do curso de Administração da Uniarp Fraiburgo, apresentaram trabalhos sobre Sistemas de Produção. A atividade foi realizada na disciplina de Administração da Produção II, ministrada pelo professor Me. Vilmar José Zaccaron. Os acadêmicos vivenciaram a teoria através do desenvolvimento prático de exemplos sobre os sistemas de produção estudados. Por meio da metodologia ativa, os acadêmicos foram desafiados a colocar em prática o que aprenderam.

Segundo o professor Zaccaron, um sistema de produção é a maneira pela qual uma empresa organiza seus setores e realiza suas operações de produção, adotando interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e as matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.

As cinco formas básicas dos sistemas de produção são: processo contínuo; flow shop, job shop, celular e por projeto. Os acadêmicos apresentaram três tipos: flow shop, job shop e por projeto. No sistema de produção por projeto, a equipe elaborou a maquete de uma casa e explicou o sistema a partir desse contexto. Para a apresentação do sistema de produção job shop, a equipe produziu doces e mostrou o processo em funcionamento. E, na apresentação do sistema de produção flow shop, a equipe apresentou, em vídeo, o funcionamento de uma linha de montagem de automóveis.

Segundo o professor Zaccaron, essa atividade oportunizou aos acadêmicos entender melhor a teoria sobre os tipos de sistemas de produção, pois durante o desenvolvimento dos exemplos práticos, feito extraclasse, puderam vivenciar as particularidades de cada sistema, entendendo como cada um funciona.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.