Notícias de Caçador e Região

Metodologia da Educação Superior VII – Por Adelcio Machado dos Santos

 

 

As conclusões e análises mais relevantes que se pode retirar da problemática concernente à Metodologia da Educação Superior e sua importância para a qualidade de ensino baseiam-se, principalmente, na perspectiva da prática em sala de aula.

Pôde-se analisar que a qualidade da educação superior está diretamente relacionada com a formação do docente, visto que este formará novos profissionais e pesquisadores e, para tanto, precisará relacionar a realidade do aluno com os métodos de ensino existente, precisará conhecer como se dá, de fato, as relações de ensino-aprendizagem e sua práxis.

Neste sentido, exalça-se a necessidade de oferecimento de uma disciplina optativa de Metodologia da Educação Superior, como fazem alguns programas, principalmente na área da saúde ou de educação, bem como o oferecimento de uma disciplina optativa baseada num programa de educação, mas aberta a mestrandos e doutorandos de vários programas, o que constituiria um grupo diversificado e muito rico de experiências para estudos e análise de práticas pedagógicas, inclusive em áreas diferentes.

Outro ponto a ser ressaltado consiste na necessidade de promoção de workshops ou encontros sobre novas experiências pedagógicas realizadas na educação superior, conferindo incentivo a pesquisas sobre a educação superior nas mais diversas áreas.

Destaca-se também, em concordância com Masetto (2003) a possibilidade de a pós-graduação organizar atividades de formação pedagógica para docentes do ensino superior interessados nessas atividades.

Neste sentido, o citado autor, enfatiza que até mesmo as próprias instituições de ensino superior, interessadas em projetos de valorização de seu docente e de formação pedagógica que tragam uma melhoria de qualidade para seus cursos de graduação, também poderiam partir para alguma ação, como, à guisa de exemplo, a criação de uma comissão efetiva de formação pedagógica para seus professores.

Partido dessas meras conclusões, é possível verificar que este artigo defende a tese de que a ênfase na metodologia da educação superior possuir papel relevante para a qualidade de ensino. Lembrando-se que a metodologia do ensino superior abrange aspectos de diferentes prismas, porém, complementares.

Em conjuntura como a atual, onde o ensino nacional passa por grandes transformações e análises em seus diversos níveis, é possível observar um novo horizonte se abrindo ao aumento da qualidade de ensino, de sua melhor estruturação, da capacitação e valorização dos docentes no potente objetivo de formar e preparar profissionais e pesquisadores para o moderno mercado de trabalho.

Veja Também
Comentários
Loading...