Notícias de Caçador e Região

Meteorologista alerta para ventos fortes e chuva de granizo em cidades de SC

A passagem de um ciclone próximo do Sul do Brasil traz novos riscos de estragos causados por ventos fortes e possibilidade de chuva de granizo para as cidades de Santa Catarina, nesta quinta-feira (24).

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a previsão é que os municípios do Oeste, Meio-Oeste e Serra sejam os mais afetadas por conta da formação do fenômeno.

“O alerta principal é a questão de ventos e temporais associado com pancadas de chuva, trovoada e chuva de granizo. Vale ressaltar que o problema principal é o vento, que pode causar destelhamento e queda de energia”, explicou Piter Scheuer.

Assim como trouxe a reportagem do ND+, a Epagri/Ciram alertou para a possibilidade de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h nas regiões Oeste e Meio-Oeste.

Ainda segundo Scheuer, algumas cidades do Extremo Sul poderão registrar problemas em relação aos ventos e tempestades, mas de forma mais isolada. “Isso ocorre por conta da frente fria que organiza áreas de instabilidades e vem associada ao centro de baixa pressão”, explicou.

Além de cidades do Sul do Estado, o meteorologista ressaltou para a possibilidade de ventos mais fortes na região do Planalto Sul.

Como mostra a foto abaixo, a previsão é que o sistema de baixa pressão esteja próximo do Sul do Rio Grande do Sul, acarretando a possibilidade de rajadas em cidades próximas da divisa com o Estado gaúcho.

Os municípios do Litoral Norte e Grande Florianópolis dificilmente sentirão o impacto da passagem do fenômeno. Segundo o meteorologista, a expectativa é que ocorra apenas a presença de muitas nuvens e, no máximo, pancadas de chuva, mas de forma isolada.

Volume de chuva

Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o maior problema não será a chuva. Isso porque é esperado um máximo de 50mm nas regiões do Oeste para quinta-feira (24).

Além disso, ela alertou que o órgão segue acompanhando as condições atmosféricas e que poderá soltar um novo alerta nesta quarta-feira (23).

Conforme a Epagri/Ciram, a condição é associada ao deslocamento de uma frente fria, ligada à formação de um ciclone extratropical na altura do Litoral do Uruguai. Assim como a influência do jato de Baixos Níveis, responsável pelo transporte de ar úmido e quente da região Amazônica.

Previsão para quarta-feira

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, essa quarta-feira (23) será de dia ensolarado, alternando com poucas nuvens, por conta do sistema de alta pressão.

É possível que os ventos fortes que estão previstos para quinta comecem a aparecer já nesta quarta, porém mais fracos, com chance de rajadas de até 55 km/h no Litoral Sul e Planalto Sul.

Conforme a Epagri/Ciram, segue o alerta de possibilidade de geada isolada na região do Planalto Sul, com mínimas na casa dos 3°C. Nas demais regiões, a máxima não deverá passar de 23°C.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.