Notícias de Caçador e Região

Meteoro cruza o céu e desaparece dentro de nuvem sob a luz da lua em SC

Um meteoro foi visto cruzando o céu e desaparecendo dentro de uma nuvem em Monte Castelo, no Norte catarinense, sob a luz da lua. O registro foi feito pela câmera de um astrônomo amador.

Nas imagens, é possível ver que o tempo estava nublado. Mesmo assim, é possível ver a lua, atrás de uma nuvem, que deu uma coloração lilás ao céu. O meteoro surge próximo ao astro. Ele deixa um rastro luminoso e some dentro de outra nuvem.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, o registro ocorreu às 4h52 de sexta-feira (12). “Possivelmente trata-se de um exemplar da chuva Eta Aquáridas, que é causada por detritos do Cometa Halley”, disse.

Ele explicou que as Eta Aquáridas são um fenômeno astronômico que ocorre todos os anos nos meses de abril e maio, quando a Terra passa pelos detritos deixados pelo cometa Halley.

O pico da chuva dessa chuva de meteoros ocorreu no final de semana passado, mas o tempo nublado dificultou a captura de imagens em Monte Castelo.

“Embora o dia de pico dessa chuva já tenha passado, ainda é possível ver meteoros dessa chuva até o fim do mês”, declarou o astrônomo amador.

O que são meteoros?

Segundo Justino, meteoro é o fenômeno luminoso.

“O meteoro pode ser causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passar de um metro, passam a ser chamados de asteroides. Já os meteoritos são as rochas que eventualmente sobrevivem ao calor gerado na entrada atmosférica e acabam chegando ao solo”, afirmou.

Com informações G1SC

Veja Também

Comentários estão fechados.