Notícias de Caçador e Região

Mestrandos participam de Seminário de Pesquisa e visitam Observatório da FIESC

O Observatório é responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado de Santa Catarina

A UNIARP, por meio do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade, participou nos dias 19 e 20 de setembro, do I Seminário de Pesquisa em Gestão, Tecnologia e Educação promovido pela Faculdade SENAI Florianópolis. O evento teve a participação dos mestrandos Daniel José Tenconi, Inês Maria Gugel Dummel e Marcos Aurélio Ariatti e do professor Dr. José Luiz Gonçalves da Silveira.

O Seminário teve como objetivo incentivar e divulgar a produção científica de estudantes e professores, além de promover um espaço para a interação e compartilhamento de conhecimentos e experiências voltadas aos temas Gestão, Tecnologia e Educação e suas interfaces. Foram promovidos seminários intercalados com a exposição de trabalhos de pesquisa no formato de pôster acadêmico.

O mestrando Daniel José Tenconi apresentou o trabalho científico com o tema “A Influência da Liderança no Processo de Transformação da Cultura Organizacional”. Esta pesquisa teve como objetivo examinar a influência da liderança no processo de transformação da cultura organizacional. A liderança é um importante assunto para os administradores pelo fundamental papel que os líderes representam no êxito do grupo, bem como da organização, pois um líder se caracteriza por ser alguém que possui seguidores e que, de alguma forma, inspira confiança nas pessoas.

Os mestrandos Inês Maria Gugel Dummel e Marcos Aurélio Ariatti apresentaram o trabalho com o tema: “DLNOTES2: Ferramenta de Anotação Colaborativa em Conteúdos Digitais”. Este artigo apresentou a ferramenta computacional DLNotes2 como suporte no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa na área de línguas. Essa ferramenta, que pode ser facilmente integrada a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, suporta a criação de anotações estruturadas e semânticas (baseadas em ontologia) em documentos HTML.

Visita ao Observatório da FIESC

Os Mestrandos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Observatório de Inteligência Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), voltada ao planejamento e desenvolvimento estratégico da indústria do Estado.

O Observatório é responsável por monitorar os principais fatores que afetam a competitividade industrial no Estado de Santa Catarina, por meio de análise e desempenho econômico, além de evidenciar as tendências tecnológicas dos setores estratégicos, fornecendo informações para a tomada de decisões, tanto na esfera estadual quanto regional visando o crescimento da indústria catarinense.

O diferencial fica por conta da equipe de 15 profissionais com alta qualificação (doutores e mestres) que são responsáveis, junto aos robôs especializados, na mineração de dados/artigos científicos publicados no mundo todo que satisfaçam as demandas atuais nas diversas áreas de interesse do observatório (saúde, educação, tecnologia, perfil industrial e outros indicadores econômicos segmentados).

Assim, ficou evidente na visita técnica que a FIESC, por meio de seu Observatório de inteligência estratégica, utiliza ciência em seu mais alto nível para buscar um ambiente favorável aos negócios para que a indústria gere novas oportunidades de trabalho e contribua para o desenvolvimento sustentável, além de estimular as empresas catarinenses a buscar maior integração ao exigente mercado externo.

Esta visita foi acompanhada também pelos demais mestrandos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade por meio de webconferência

Veja Também
Comentários
Loading...