Notícias de Caçador e Região

Mestranda da UNIARP pesquisa a evolução da família na sociedade

A Universidade Alto Vale do Rio do peixe (UNIARP), por intermédio da aluna do Mestrado Acadêmico Desenvolvimento e Sociedade, Sandra Mari Gambin Balbinot, está realizando uma pesquisa com abordagem interdisciplinar sobre a evolução da família na sociedade. Sandra Mari, realiza o estudo orientada pelo doutor Adelcio Machado dos Santos.

“Diante da seriedade que a família tem para a sociedade, minha pesquisa tem por finalidade analisar os diferentes significados e formas de existência da instituição familiar. Como parte intrínseca à problemática também será demonstrada a importância e ou sentido social da família como elemento essencial integrador das convivências e inserção dos indivíduos no meio social, buscando seu desenvolvimento, tanto dos indivíduos como da própria sociedade”, detalha Sandra Mari.

A mestranda explica que a família é a primeira organização que um ser humano faz parte. “A organização social acontece a partir das instituições, sendo a família a primeira célula desta constituição. Nesta perspectiva, as análises procurarão demonstrar aspectos que evidenciem e fortaleçam este entendimento. Assim, a partir de estudos bibliográficos legais, este trabalho abordará questões que envolvem desde a origem da família, seu desenvolvimento até as famílias de nossos dias”, comenta.

A pesquisa está em pleno andamento, no entanto ao final do estudo, a mestranda pretende demonstrar que apesar das transformações ocorridas, na sociedade, ainda existem muitos dogmas para serem superados, que não correspondem com as expectativas da sociedade contemporânea. “Sendo assim, minha pesquisa não tem a intensão de esgotar as questões pertinentes a constituição familiar, mas sim tem o enfoque de servir como um contributo para que possamos refletir sobre as formas que podemos conceituar família”, define Sandra.

wpp

 

 

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.