MÊS DO MEIO AMBIENTE: Saneamento é o propulsor da restauração do planeta

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Saneamento

Para a sobrevivência da humanidade, saneamento chega como importante ferramenta para a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais

Na quarta-feira, 05 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data destaca a importância da preservação ambiental e do uso responsável dos recursos naturais. Em 2024, a ONU escolheu como tema “Restauração de Terras, Desertificação e Resiliência à Seca”, ressaltando a relação intrínseca entre essas questões e o saneamento básico.

“O nosso instrumento de trabalho é a água e ela é o item principal para o bem-estar e sobrevivência das pessoas. Sem ela não há vida e a BRK entende o seu papel como promotora desse pensamento. Quando atuamos em prol da saúde do meio ambiente estamos prolongando a vida e garantindo que os recursos naturais sejam preservados. O plantio de árvores é uma dessas atitudes e a incentivamos na empresa”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.

Durante todo o mês de junho, o tema será pauta de ações internas e externas da BRK. Nesta quarta-feira, uma palestra foi ministrada aos colaboradores mostrando a importância do trabalho diário realizado pela concessionária para a preservação e recuperação do meio ambiente, demonstrando que toda a equipe, no exercício de suas funções, está comprometida com o bem-estar da população local.

“Os serviços realizados pelos funcionários da BRK são essenciais para prevenir a contaminação do solo e da água, reduzir a propagação de doenças e promover um ambiente mais saudável e sustentável, sendo que a participação social no processo do saneamento é crucial para alcançarmos os melhores resultados”, enaltece Guilherme.

Além disso, em uma área da captação de água bruta localizada no bairro Santa Catarina, a equipe BRK criou em 2023 o “Bosque dos Funcionários”, uma iniciativa que envolveu os colaboradores da concessionária no plantio de 30 mudas de árvores nativas. Nesta manhã, o espaço recebeu a visita da equipe, que pode acompanhar a evolução de suas árvores e perceber que o entorno da área já está mudando.

Impacto no Saneamento Básico

A BRK tem investido em tecnologias inovadoras para otimizar o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos. O uso de processos biológicos avançados, sistemas de filtragem eficientes e monitoramento constante da qualidade da água são algumas das práticas implementadas para garantir a eficácia dos serviços de saneamento. Essas tecnologias não só melhoram a qualidade da água tratada, mas também reduzem o impacto ambiental das operações de saneamento.

Atualmente, bilhões de hectares de terra estão degradados, impactando negativamente 3,2 bilhões de pessoas e ameaçando metade do PIB global. A restauração de nossas terras e o combate às mudanças climáticas são passos essenciais para garantir um futuro sustentável para todos. O saneamento básico, ao se alinhar com essas estratégias de restauração, desempenha um papel vital na proteção e recuperação de nossos ecossistemas.

“Quando o saneamento é implantado, as cidades e todo o seu entorno são beneficiados. A partir dele, melhoramos as condições do solo, o que facilita a infiltração da água, reabastece aquíferos e garante um fornecimento mais estável de água potável. Além disso, a restauração de terras pode reduzir a incidência de enchentes e deslizamentos e, com solos mais saudáveis, também melhora a capacidade de gestão de resíduos, contribuindo para a saúde pública e reduzindo a propagação de doenças relacionadas à água contaminada”, finaliza Pimentel.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura adquire máquina para a manutenção das praças e parques de Caçador

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp