Início / Destaques / Médicos cubanos vão embora de Caçador; Prefeitura já está solucionando o problema

Médicos cubanos vão embora de Caçador; Prefeitura já está solucionando o problema

 

Os cinco médicos cubanos, que atendiam nos postos de Saúde de Caçador, deixaram a cidade nesta terça-feira, 20. A saída deles se deve à decisão do Governo de Cuba de romper com o programa Mais Médicos, que era uma parceria com o Brasil.

Desta forma, alguns postos de Saúde foram prejudicados: CAIC, Morada do Sol, Bom Sucesso e Santa Catarina.

Entretanto, desde que soube da situação, a Prefeitura já estava trabalhando para contornar a situação e realocar profissionais para suprir esta necessidade. “Sabemos que haverá uma dificuldade temporária, mas em breve tudo voltará à normalidade”, destacou o secretário de Saúde, Ademar Schimtz.

No posto do Santa Catarina, por exemplo, havia o atendimento de duas médicas cubanas, cada uma com 40 horas semanais. Agora, emergencialmente, um novo médico foi contratado, com 40 horas.

Já no Bom Sucesso, um médico com 20 horas semanais vai atender a comunidade. Na Morada do Sol, a situação será a mesma, com o atendimento de uma médica, de 20 horas.

No CAIC, com a saída de uma médica cubana, a Prefeitura vai repor, com um médico de 20 horas, além dos outros, que continuam atendendo normalmente.  “É uma situação que não esperávamos acontecer, mas certamente, conseguiremos contornar este problema”, finalizou o secretário.

Para que tudo volte à normalidade, a Prefeitura aguarda a contratação, por parte do Ministério da Saúde, de novos médicos. O Edital, inclusive, já foi aberto e isso deve acontecer em breve.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Notícia Hoje

O Portal Notícia Hoje foi criado com o objetivo de ser uma alternativa na comunicação online. Trazendo notícias de Caçador e região, aborda política, economia, segurança, esportes e variedades e já se consolidou como referência na informação com rapidez e credibilidade.

Veja também

Senai Caçador está com vagas abertas para curso Técnico em Administração para 2019

O Senai Caçador está com vagas abertas para o curso de Técnico em Administração para …