Um estudo de viabilidade visando uma parceria entre o Município de Caçador e clínicas e laboratórios particulares, para que pacientes com requisição de exames do SUS paguem valores do consórcio CIS-AMARP ou 50% do valor particular, foi sugerido pelo vereador Marcio JF (MDB) durante esta semana na Câmara.
Segundo ele, esta iniciativa já foi adotada por outras cidades e tem ajudado as pessoas que precisam fazer algum tipo de exame com urgência, mas têm dificuldades devido à demora na fila de espera ou por não possuírem valor integral para pagar pela consulta.
“Para se ter uma ideia, uma ressonância que hoje custa aproximadamente R$ 1 mil, pelo consórcio CIS-AMARP gira em torno de R$ 300. Ou seja, um valor mais acessível para quem precisa do atendimento com urgência. A tomografia é outro exemplo que pode ser destacado, com valores bem menores do que o preço praticado direto nas clínicas”, afirma.
O vereador solicita ao Executivo some esforços para que o pedido seja concretizado, já que o número de pacientes esperando na fila de espera em relação aos exames também pode diminuir.