Notícias de Caçador e Região

Mapa dos partidos eleitos em Santa Catarina: veja quem comanda a partir de 2021

Após o fim do primeiro turno das eleições municipais de 2020, neste domingo (15), é possível observar o cenário político que se forma em Santa Catarina a partir de 2021. Seguem indefinidas apenas as prefeituras de Blumenau e Joinville, que disputam o segundo turno no dia 29.

O eleitorado voltou a dar espaço a partidos tradicionais na política catarinense. A edição do ND desta segunda-feira (16) apresenta um mapa detalhando do resultado das eleições de acordo com o partido.

MDB, Progressistas (PP), PSD e PSDB foram os partidos que mais elegeram prefeitos no Estado, com 75% dos 295 municípios catarinenses. O MDB conquistou 96 prefeituras, entre elas Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Camboriú e Gaspar.

Em seguida, o partido mais vitorioso foi o PP, com 52 prefeituras. O destaque fica por conta de Tubarão. O PSD conquistou 42 prefeituras, contando com São José, Chapecó, Palhoça, Lages e Rio do Sul. O partido também está na disputa pelo segundo turno em Joinville, maior colégio eleitoral do Estado.

Na quarta posição ficou o PSDB, que elegeu 32 prefeitos, em cidades como Criciúma, São Bento do Sul, Caçador e Concórdia. O DEM, Podemos, PDT, Republicanos, PSC, PSB, Patriota e o Cidadania conquistaram menos de dez prefeituras.

O PSL ocupa o sexto lugar entre os partidos mais votados, com 13 prefeituras. A colocação foi um pouco mais tímida, se comparado com o estouro apresentado em 2018, quando o partido ganhou adeptos após a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República e de Carlos Moisés para o governo do Estado.

O PSOL, partido do candidato Professor Elson, que ficou em segundo lugar em Florianópolis, não conquistou nenhuma prefeitura.

Com informações ND Online 

Veja Também

Comentários estão fechados.