Notícias de Caçador e Região

Mais um mutirão de castração acontece no dia 23 de fevereiro

49

No dia 23 de fevereiro acontece em Caçador o Mutirão de Castração de Cães e Gatos. O mutirão é uma inciativa privada idealizado pela veterinária Marina Dante e percorre as cidades do Estado, levando castração para cães e gatos a preços sociais, em parceria com ongs, prefeituras e protetores independentes.

O mutirão acontece na carreta Unidade Móvel Projeto Castração, que é uma clínica veterinária móvel, com mais de 15 metros de comprimento, separada por consultórios, climatizada e totalmente equipada dentro das normas da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Em 2018. A carreta percorreu mais de 50 cidades de Santa Catarina, onde cerca de 20 mil animais foram castrados.

Há uma equipe de veterinários que trabalham na unidade móvel, juntamente com a veterinária Marina Dante, todos com muito empenho, dedicação e profissionalismo. Sempre atentos e zelando pela saúde e bem estar dos animais que passam pela cirurgia.

Podem ser castrados animais a partir de três meses de idade, machos e fêmeas, cães e gatos. A técnica utilizada na cirurgia do mutirão chama-se Minimamente Invasiva, onde é feito um corte de no máximo 2cm e são retirados ovários, trompas e útero das fêmeas; e testículos dos machos. Portanto as fêmeas não entrarão mais no cio, e os machos tendem a diminuir a marcação de território pela urina. Fêmeas que estiverem no cio podem ser castradas, a única restrição é se estiver grávida/prenha.

De acordo com a veterinária responsável, Marina Dante, a castração é o meio mais eficaz para a diminuição da população animal nas ruas. “Evitamos e prevenimos várias doenças como câncer de mama, próstata e piometra (infecção do útero)”, explica a veterinária.

Marina ainda alerta sobre a injeção utilizada em cadelas durante o cio. “Esse tipo de método aumenta muito as chances do animal desenvolver câncer”, frisou.

As inscrições para o mutirão podem ser feitas até 16 de fevereiro na loja Inffo Infomática, ou enquanto houver vagas, sendo que as vagas são limitadas. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3567-3350, em horário comercial, com Karin.

Veja Também
Comentários
Loading...