O servidor público aposentado Augusto Perin mantém uma plantação de aipim no Loteamento Recanto dos Pássaros, em Capinzal. Há algum tempo cultiva, em terrenos ainda não habitados, aproximadamente 19 mil pés da planta. A lavoura toma pelo menos duas quadradas do Loteamento e, além de produzir, evita que o terreno seja infestado pelo mato.
Nos últimos dias, a plantação passou a ser alvo de vândalos e de aproveitadores. Mais de 150 pés foram arrancados e cerca de 600 quilos de aipim furtados. O proprietário acredita que as raízes estejam sendo comercializadas em estabelecimentos comerciais de Capinzal e Ouro sem as mínimas condições sanitárias e a preços a baixo do praticado por empresas estabelecidas na cidade.
Perin lamentou o ocorrido e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Capinzal para a devida investigação dos fatos. Também está se cercando de vigilância para evitar novos furtos. Ele afirma que a partir de agora as pessoas que forem flagradas na plantação serão responsabilizadas por todo o prejuízo causado.
A vítima reforça que os ladrões além de arrancar as plantas de forma indiscriminada ainda desperdiçam o produto. Eles escolhem as raízes maiores e deixam as menores expostas a ação do tempo.
Com informações de Éder Luiz