Notícias de Caçador e Região

Mais atendimentos em diferentes áreas da saúde para a comunidade de toda a região

A UNIARP amplia sua atuação junto à comunidade de toda região, por meio do curso de Medicina. Dentro das práticas ambulatoriais, os acadêmicos, a partir da 5ª fase do curso, realizam atendimentos em diversas especialidades médicas, sendo acompanhados em tempo integral por médicos especialistas.

A Universidade firmou convênios com as Prefeituras de Caçador, Videira, Fraiburgo, Lebon Régis e Santa Cecília, para os atendimentos com especialidades através do curso de Medicina.

Para o atendimento acontecer, a pessoa precisa procurar a unidade básica de saúde do seu bairro, obter a indicação para a especialidade e estar cadastrado no sistema de regulação do município. O SISREG (Sistema Nacional de Regulação), é uma ferramenta fornecida pelo Ministério da Saúde de forma gratuita, sendo sua utilização obrigatória no Estado e nos Municípios como forma de auxiliar a regular o acesso aos atendimentos de saúde.

Em Caçador, os pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde são atendidos nos ambulatórios das especialidades de gastroenterologia, endocrinologia e pneumologia dentro da estrutura da UNIARP. Também são atendidos no Hospital Maicé, Unidade de Pronto Atendimento e no Jonas Ramos, conforme a especialidade. O curso integra também o eixo de metabologia e nutrição junto ao curso de Nutrição da UNIARP, onde são realizados atendimentos em comum, aos pacientes de endocrinologia.

Em Lebon Régis, os atendimentos acontecem no Ambulatório de Saúde, que funciona anexo ao Hospital Santo Antônio. O local foi reformado pela UNIARP e está sendo utilizado pelos acadêmicos dos cursos da área da saúde, especialmente Medicina, para atendimentos a pacientes da comunidade local. Em 2021 foram realizados mais de 1.900 atendimentos nas áreas de Saúde do Adulto e do idoso, Saúde da Criança e Saúde da Mulher.

SERVIÇO: Para mais informações (49) 3561-6269, somente WhatsApp.

As Especialidades:

São diversas especialidades que agora estão mais próximas da comunidade:

– Gastroenterologia (responsável por diagnosticar, prevenir e tratar problemas não cirúrgicos no aparelho digestivo);

– Endocrinologia (diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo),

– Nutrição (estuda o papel dos nutrientes e da alimentação dentro do organismo); Infectologia (estuda as doenças infecciosas e parasitárias);

– Cardiologia (estuda o coração, os grandes vasos e as doenças relacionadas a essas estruturas);

– Obstetrícia (cuidado das gestantes);

– Pneumologia (trata as doenças ou sintomas que atingem os pulmões e o sistema respiratório);

– Pediatria (dedicada ao cuidado da saúde de crianças, adolescentes e pré-adolescentes);

– Infectologia (especialidade da medicina que estuda doenças infecciosas que atingem tanto adultos quanto crianças)

– Pequenas Cirurgias (abrangem diversos procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, que podem ser realizados sob anestesia local, sem necessidade de internação)

– Ortopedia (cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações)

– Neurologia e imagem (trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso)

– Medicina da Família e Comunidade (atende os problemas relacionados com o processo saúde-enfermidade, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar)

– Oftalmologia (tem o intuito de diagnosticar, investigar e cuidar de doenças oculares)

Veja Também

Comentários estão fechados.