Notícias de Caçador e Região

Lula deve conversar com MDB antes de encontro com Tebet

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pretende conversar com dirigentes nacionais do MDB na manhã desta terça-feira (27) antes do encontro com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

 

Segundo dirigentes petistas, o presidente eleito tem buscado uma alternativa, ou seja, uma espécie de carta na manga caso não chegue a um consenso para que a senadora assuma o Ministério do Planejamento.

 

Nos bastidores, dirigentes petistas, incluindo o futuro ministro Fernando Haddad (Fazenda), têm demonstrado incômodo com a possibilidade da senadora apresentar eventuais exigências para aceitar o posto.

 

No final de semana, a senadora foi recomendada por um grupo de aliados a garantir condições para a exercer a função, como controle dos bancos públicos, gestão da reforma administrativa, comando do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e indicação de conselheiro para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

Segundo relatos feitos à CNN, o próprio presidente eleito considera que algumas exigências não são factíveis. Por isso, avalia como plano B para a senadora pastas como Cidades ou Desenvolvimento Agrário.

 

Para Planejamento, Lula já sondou o senador eleito Renan Filho (MDB-AL), mas ele demonstrou resistência à função. Segundo dirigentes petistas, o presidente eleito considera que ele teria o perfil ideal para o posto.

 

Caso Renan Filho seja convencido, a ideia é que Transportes fique com a bancada do partido da Câmara dos Deputados, o que liberaria Cidades para Tebet, já que a pasta havia sido inicialmente oferecida para a bancada de deputados.

 

No caso de o MDB seguir resistente a Planejamento, Lula considera nomear o líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), para a pasta econômica, o que liberaria Desenvolvimento Agrário para Tebet.

 

A expectativa é de que o encontro entre Lula e Tebet ocorra até a noite desta terça-feira (27). Segundo dirigentes petistas, o presidente eleito ainda não agendou a reunião. Tanto Lula como Tebet estão na capital federal.

 

Com informações CNN

Veja Também

Comentários estão fechados.