Notícias de Caçador e Região

Lote com 146 mil vacinas contra Covid-19 começa a ser distribuído em SC

Santa Catarina iniciou, na manhã desta segunda-feira (22), a distribuição das 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao Estado neste sábado (20). Esse foi o segundo maior lote de imunizantes enviado pelo Ministério da Saúde desde janeiro.

Serão distribuídas 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil da Coronavac/Butantan. No final de semana, os imunizantes foram encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em São José, que fez a separação e organizou a logística de distribuição.

Por volta das 7h, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decolou de Florianópolis com as doses das centrais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, o veículo da Dive/SC seguiu com as doses da regional de Rio do Sul.

Já as regionais de Joinville, Criciúma, Blumenau, Itajaí e da Grande Florianópolis foram liberadas para retirar as vacinas às 8h, na Central. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.

Diferente das outras ocasiões, agora todas as doses serão distribuídas integralmente à população, tendo em vista que, segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), há garantia de nova remessa no prazo adequado para que o esquema vacinal seja concluído.

Novas doses

De acordo com o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, uma nova remessa deve chegar entre terça (23) e quarta-feira (24) ao Estado. A quantidade de doses ainda não foi confirmada.

A ideia é acelerar o processo de vacinação dos grupos prioritários em Santa Catarina. No sábado e domingo (21), uma grande ação de vacinação contra a Covid-19, em idosos com 70 anos ou mais, já havia começado. As estratégias de vacinação diferem entre as Secretarias Municipais de Saúde.

Um dos destaques está na Capital, que vacinou 3.498 só no sábado, e em São José, que aplicou 2.781 doses.

“Ficamos muito felizes em ver o comprometimento de todos os municípios, sem exceção, e a resposta imediata que todos nos deram com a aplicação de milhares de doses da vacina durante o fim de semana. Seguimos trabalhando para que a vacinação continue neste ritmo acelerado”, ressaltou o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.