Notícias de Caçador e Região

Liderança de Lula em pesquisas publicadas durante a semana causa alvoroço

Pesquisas políticas publicadas durante a semana causaram alvoroço na polarização nacional entre Bolsonaro e Lula. De ambos os lados, as manifestações foram as mais diversas, principalmente pelos resultados apresentados, com uma ampla liderança de Lula a 15 meses das eleições.

Na média das três pesquisas publicadas (CNT, XP e Datafolha), Lula apresenta 41,7% de intenção de votos, contra 25,8% do atual presidente Bolsonaro.

Esta média levou em consideração a pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados para o entrevistado).

Confira os resultados:

Pesquisa Confederação Nacional dos Transportes (CNT)

Na pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada na segunda-feira, 5, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o cenário eleitoral para 2022, com 41,3% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 26,6%, Ciro Gomes e Sérgio Moro empatados, com 5,9%, e João Dória, com 2,1%.

Brancos, nulos e indecisos somam 16,4% das intenções de voto. Os dados se referem à pesquisa estimulada de intenção de voto dos eleitores – quando são apresentados, ao entrevistado, opções de candidatos.

Em caso de 2º turno, o presidente Bolsonaro perderia para Lula e Ciro:

– Lula x Bolsonaro

Lula (52,6%)

Jair Bolsonaro (33,3%%)

– Ciro x Bolsonaro

Ciro (43,2%)

Jair Bolsonaro (33,7%)

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Pesquisa XP Ipespe

A rodada de julho da pesquisa XP Ipespe, publicada nesta quinta-feira, 8, mostra que, a quinze meses da eleição, o ex-presidente Lula mantém sua trajetória de crescimento e atinge 38% das intenções de voto, contra 26% de Jair Bolsonaro – a distância que era de 4 p.p. em junho passou para 12 p.p.

Na sequência aparecem Ciro Gomes (10%), Sérgio Moro (9%), Mandetta (3%), João Doria (2%) e Guilherme Boulos (2%).

Em um cenário alternativo, em que Doria é substituído por Eduardo Leite, do mesmo partido, o governador do Rio Grande do Sul vai a 4%. Nesse mesmo cenário, Moro é substituído por Datena, que pontua 4%. A liderança permanece com o ex-presidente Lula, com 35% – 8 pontos à frente de Bolsonaro, que tem 27%.

No cenário espontâneo, em que não são apresentados os candidatos, Lula e Bolsonaro são os mais mencionados. O ex-presidente oscilou 1 p.p. em relação a junho, e tem 25%. O atual mandatário recuou 2 p.p., e aparece com 22%.

Em simulações de segundo turno, Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e atinge 49%, contra 35% do atual presidente.

Pesquisa Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 9, pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. Na pesquisa espontânea, passou de 21% para 26%, enquanto Bolsonaro foi de 17% para 19%. No segundo turno, o ex-presidente tem 58% contra 31%. Na pesquisa anterior, tinha 55% contra 32%.

A pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Foram pesquisados dois cenários, um com o governador de São Paulo, João Doria, como possível candidato do PSDB e outro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como o escolhido.

Veja o resultado da pesquisa estimulada de intenção de voto no 1º turno:

CENÁRIO A

Lula (PT): 46%

Jair Bolsonaro (sem partido): 25%

Ciro Gomes (PDT): 8%

João Doria (PSDB): 5%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%

Em branco/nulo/nenhum: 10%

Não sabe: 2%

CENÁRIO B

Lula (PT): 46%

Jair Bolsonaro (sem partido): 25%

Ciro Gomes (PDT): 9%

Luiz Henrique Mandetta (DEM): 5%

Eduardo Leite (PSDB): 3%

Em branco/nulo/nenhum: 10%

Não sabe: 2%

Veja Também

Comentários estão fechados.