Chuva orográfica intensifica temporais e chuvas em Santa Catarina
O tempo em Santa Catarina, nesta quinta-feira (25), ainda sofre a influência da circulação marítima e se mantém com chuvas frequentes e persistentes no Litoral. Conforme a Defesa Civil, as chuvas devem continuar até o domingo (28) em boa parte do Estado.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno “lestada” é o que está proporcionando o tempo chuvoso em Santa Catarina. Trata-se do ingresso de ar frio e úmido, que vem do oceano em direção ao continente, através dos ventos leste a sudeste.
Além disso, Scheuer ressalta para a ocorrência de chuvas orográficas (chuva por efeito de relevo), que deixam o tempo instável em diversas áreas de Santa Catarina. De maneira geral, o meteorologista aponta que o Estado ainda sofrerá com chuvas até o domingo, em especial, na porção Leste.
Já na região Oeste, o tempo alterna com momentos nublados, com chuvas e alguns períodos com aberturas de sol.
A Defesa Civil também aponta a possibilidade de temporais isolados entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas máximas, nesta quinta-feira, oscilam entre 26°C e 30°C no Grande Oeste, parte do Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Baixa pressão atmosférica intensifica temporais em Santa Catarina no sábado
No sábado (27), a intensificação de uma baixa pressão reforça a instabilidade em Santa Catarina. Nas áreas litorâneas a chuva continua acontecendo de forma persistente e, por vezes, intensa, resultando em acumulados expressivos, principalmente no Litoral Norte catarinense.
Ainda, a Defesa Civil reforça que os temporais também se intensificam no Grande Oeste, podendo trazer chuva pontualmente intensa, vendaval e eventual queda de granizo.
As temperaturas voltam a subir no Litoral, se comparado aos dias anteriores, com máximas de 27°C a 30°C. No Oeste o calor também aumenta e as temperaturas devem passar dos 30°C.
Fim de semana com chuvas intensas no Estado
A circulação marítima, no sábado (27) e domingo (28), segue favorecendo a ocorrência de chuvas persistentes e volumosas entre o Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Nas demais áreas, a condição para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão também continua.
Com informações ND Mais