quarta-feira , 22 fevereiro 2017
Início / Colunas / Ler e interpretar… – Por Clarice Paulino

Ler e interpretar… – Por Clarice Paulino

Ler é um exercício fundamental para desenvolver nossas habilidades cognitivas. Mas, não basta apenas ler, é preciso compreender, adquirir conhecimento por meio da leitura realizada.

A leitura pode ser apenas por diversão e lazer ou para obter conhecimento e informações diversas. Não importa o porquê.  É importante entender o que você lê. Quando compreende por completo o que o autor tenta dizer, você aproveita muito mais a leitura.

Ao ler, você adquire, atualiza e aprofunda seus conhecimentos, pois entra em contato com as ideias de outros autores; desenvolve o espírito crítico e aprende a valorizar ideias diversas.

Existem estratégias para a compreensão  da leitura que podem ser usadas em qualquer tipo de texto. São atividades que podemos desenvolver para entender melhor o que lemos.

Primeiramente. ESTABELEÇA O OBJETIVO DA LEITURA;  a finalidade desejada pode ser o lazer ou a obtenção de uma informação. Defina com clareza seus objetivos.

Depois, LOCALIZE QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO TEXTO APRESENTADO. Preferencialmente destaque-as ou faça pequenas apontamentos à respeito. Essas anotações serão úteis, servem como facilitadores de informações. Assim, não será necessário retomar a leitura de todo o material, apenas dos registros.

Em seguida, ATIVE SEU CONHECIMENTO ANTERIOR; nós entendemos melhor as informações quando as relacionamos com nossas próprias experiências. Conhecimentos anteriores farão a conexão entre as ideias do texto.

É relevante ainda, MONITORAR SUA COMPREENSÃO por meio de perguntas simples, durante e ao final da leitura. É uma boa maneira de certificar-se de que o que você leu ou o que o autor quis dizer está claro. Faça perguntas básicas como: Entendi o que acabei de ler? É possível aplicar o que se propõe? Tem algum ponto de vista especial no texto apresentado?

Se durante a leitura reconhecer que houve falhas na compreensão, é necessário usar estratégias de RECUPERAÇÃO DA LEITURA. Isso é muito simples. Existem cinco estratégias de recuperação que ajudam a melhorar a compreensão.

  1. RELEIA aquela parte em que as informações foram perdidas;
  2. CONTINUE LENDO – é comum desistirmos da leitura quando não compreendemos os fatos. Persista, trabalhe sua memória. Estimule seu cérebro a procurar as informações desejadas.
  3. AJUSTE O RITMO DA LEITURA – talvez seja necessário ler mais devagar para poder fazer ligações de ideias.
  4. CONSTRUA MAPAS MENTAIS – faça pequenas pausas na leitura e crie legendas, tabelas ou ilustrações para lhe ajudar na memorização. Quando você visualiza o que lê, confere mais significado aos fatos.
  5. CONSULTE UM DICIONÁRIO – quando você não entender o que lê, precisa ter uma variedade de estratégias para ajuda na reposição das ideias. Utilize outros livros, dicionários e peça ajuda a alguém: amigo, especialista ou professor.

Cultive o hábito de ler materiais diversos. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental até as séries finais. Desenvolver esses hábitos desde cedo, estará preparando o indivíduo para situações posteriores: concursos,  vestibulares, Enem, etc…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Veja também

VÍDEO: Em meio a conquistas e novos desafios, Maicé completa 38 anos

O hospital Maicé completou, nesta terça-feira, 21 de fevereiro, 38 anos de fundação, em Caçador. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *