terça-feira , 17 janeiro 2017
Início / Colunas / Ler e interpretar… – Por Clarice Paulino

Ler e interpretar… – Por Clarice Paulino

Ler é um exercício fundamental para desenvolver nossas habilidades cognitivas. Mas, não basta apenas ler, é preciso compreender, adquirir conhecimento por meio da leitura realizada.

A leitura pode ser apenas por diversão e lazer ou para obter conhecimento e informações diversas. Não importa o porquê.  É importante entender o que você lê. Quando compreende por completo o que o autor tenta dizer, você aproveita muito mais a leitura.

Ao ler, você adquire, atualiza e aprofunda seus conhecimentos, pois entra em contato com as ideias de outros autores; desenvolve o espírito crítico e aprende a valorizar ideias diversas.

Existem estratégias para a compreensão  da leitura que podem ser usadas em qualquer tipo de texto. São atividades que podemos desenvolver para entender melhor o que lemos.

Primeiramente. ESTABELEÇA O OBJETIVO DA LEITURA;  a finalidade desejada pode ser o lazer ou a obtenção de uma informação. Defina com clareza seus objetivos.

Depois, LOCALIZE QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO TEXTO APRESENTADO. Preferencialmente destaque-as ou faça pequenas apontamentos à respeito. Essas anotações serão úteis, servem como facilitadores de informações. Assim, não será necessário retomar a leitura de todo o material, apenas dos registros.

Em seguida, ATIVE SEU CONHECIMENTO ANTERIOR; nós entendemos melhor as informações quando as relacionamos com nossas próprias experiências. Conhecimentos anteriores farão a conexão entre as ideias do texto.

É relevante ainda, MONITORAR SUA COMPREENSÃO por meio de perguntas simples, durante e ao final da leitura. É uma boa maneira de certificar-se de que o que você leu ou o que o autor quis dizer está claro. Faça perguntas básicas como: Entendi o que acabei de ler? É possível aplicar o que se propõe? Tem algum ponto de vista especial no texto apresentado?

Se durante a leitura reconhecer que houve falhas na compreensão, é necessário usar estratégias de RECUPERAÇÃO DA LEITURA. Isso é muito simples. Existem cinco estratégias de recuperação que ajudam a melhorar a compreensão.

  1. RELEIA aquela parte em que as informações foram perdidas;
  2. CONTINUE LENDO – é comum desistirmos da leitura quando não compreendemos os fatos. Persista, trabalhe sua memória. Estimule seu cérebro a procurar as informações desejadas.
  3. AJUSTE O RITMO DA LEITURA – talvez seja necessário ler mais devagar para poder fazer ligações de ideias.
  4. CONSTRUA MAPAS MENTAIS – faça pequenas pausas na leitura e crie legendas, tabelas ou ilustrações para lhe ajudar na memorização. Quando você visualiza o que lê, confere mais significado aos fatos.
  5. CONSULTE UM DICIONÁRIO – quando você não entender o que lê, precisa ter uma variedade de estratégias para ajuda na reposição das ideias. Utilize outros livros, dicionários e peça ajuda a alguém: amigo, especialista ou professor.

Cultive o hábito de ler materiais diversos. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental até as séries finais. Desenvolver esses hábitos desde cedo, estará preparando o indivíduo para situações posteriores: concursos,  vestibulares, Enem, etc…

Sobre Clarice Seidel Paulino

Clarice Seidel Paulino
NELCI CLARICE SEIDEL PAULINO, educadora , professora e palestrante. Licenciada em Letras e bacharel em Direito. Especialista em linguagem, comunicação e psicopedagogia. Atua como professora de língua portuguesa e projetos educacionais. Faz parte do plano Voluntário da IEAD de Caçador por aproximadamente 12 anos. Foi professora de Teologia na Escola Amantino Burger na ministração de disciplinas afins. Participante assídua do SIMECC (Simpósio de Educadores Cristãos) há 10 anos. Idealizadora de vários projetos de incentivo à leitura. Trabalha com aulas particulares de português, redação e preparação para concursos.

Veja também

Marquezine curte festa da sogra com a mãe do filho de Neymar

A mãe de Neymar deu um festão para comemorar seus 50 anos na noite desta segunda-feira, 16, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *