Início / Destaques / LEO Clube Caçador, há 41 anos levando solidariedade e companheirismo

LEO Clube Caçador, há 41 anos levando solidariedade e companheirismo

 

O LEO Clube Caçador existe há 41 anos. Ao longo dessas quatro décadas, foram realizadas inúmeras ações em prol da comunidade, sempre seguindo eixos norteadores como solidariedade, onde que as principais são as campanhas de Páscoa, Natal, Dia das Crianças, realizadas geralmente em bairros carentes, creches ou escolas.

A presidente Karina Rampinelli comentou que além disso, o LEO Clube atua no lado social, com doação de cestas básicas, roupas, calçados. No quesito saúde, o clube trabalha com a prevenção de doenças, como por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis, cardíacas, câncer, dentre outras.

“Temos também campanhas de conscientização no Trânsito, nas quais o objetivo principal é orientar tanto motoristas quanto pedestres sobre os perigos do trânsito. Temos ainda um eixo ligado ao meio ambiente, no qual desenvolvemos atividades como plantio de árvores no Parque Central José Rossi Adami, participação de projetos em parceria com escolas, universidade e demais instituições”, frisou a presidente.

Segundo a presidente, atualmente o LEO Clube Caçador conta com 18 membros, sendo eles 11 associados, dois PRÉ-LEO e cinco Amigos-LEO. O objetivo do clube é oportunizar jovens de 12 a 30 anos a buscarem o seu lado solidário, resgatar o espirito de voluntariado, além de despertar o lado de liderança.

O que é o LEO Clube

O LEO Clube é o maior clube de serviço juvenil do mundo. Atualmente, existem mais de 167 mil associados, divididos em mais de 6,7 mil clubes de 144 países.

A sigla LEO significa “Liderança, Experiência e Oportunidade”, e é participando do movimento que os jovens de 12 a 30 anos têm a chance de aprimorar essas habilidades, colocando-as em prática e atuando como agentes de mudança positiva na comunidade em que vivem.

Foi pensando nessa mudança que em 20 de Setembro de 1977, 29 jovens preocupados com o bem estar da comunidade criaram o LEO Clube Ômega Caçador. Apadrinhados pelo LIONS Clube Caçador Centro e acompanhados de perto pelo LEO Clube Ômega Xanxerê, o qual trouxe vasto conhecimento para os dedicados jovens caçadorenses que estavam dispostos a fazer diferença no município.

Jefferson Arion de Almeida, 19 anos de movimento

“O LEO Clube é um clube de serviço, onde que, posso exercer meu voluntariado. Neste clube posso dizer que moldei meu caráter como pessoa, tive as primeiras noções de organização, aprendi a me expressar em público, fiz amigos que levo para vida toda, constitui minha família. Com base nesses benefícios que o LEO Clube me proporcionou durante esses vários anos que participo nada mais justo do que eu retribuir algo para com o clube, sendo os seguintes motivos que continuo a fazer parte desta família:

*Constante aprendizado com pessoas novas que ingressam no clube, ouvindo ideias novas e anseios para desempenhar um ótimo trabalho em prol da comunidade.

*Também aprimorando minha experiência conversando com pessoas que fazem parte da vivencia de LEO e Lions há muito mais tempo que eu assim trocando ideias para que por ventura possa aplicar no clube nos dias de hoje.

*Transmitir aos integrantes do clube minha experiência nos cargos que exerci e nas atividades que engajei, assim tentando minimizar possíveis desacertos cometidos no passado em ações realizadas no presente.

*Possibilidade de continuar exercendo o voluntariado que está intrínseco dentro de mim, servindo com ações por mais que sejam simples, mas que para os beneficiados por ela se tornam importantes diminuindo assim as dificuldades encontradas no dia-a-dia.

*Desenvolvendo cada vez mais a liderança, que os anos de trabalho voluntário perante a um clube de serviço nos cobra, e instigando cada vez mais que os integrantes externem o líder em potencial que possa estar dentro dele.

*Buscando oportunidades dentro da sociedade que possam sempre colocar o LEO Clube em evidencia, para quando empreender alguma atividade tenha total apoio da comunidade a que pertence.

*O ambiente de família que existe dentro do LEO Clube me identifica muito, onde que, cada integrante tem seu ponto de vista, defende juntamente com ou outros, para que o objetivo final a ser alcançado seja o bem estar de quem será beneficiado por nossas ações.

*A continuação do meu trabalho no clube se da também porque os benefícios e satisfação que me traz, são infinitamente maiores que possíveis desvantagens vista por alguns.

*A satisfação de um projeto criado pelo clube e tendo sua execução com sucesso é imensurável, ainda mais tendo a participação maciça dos integrantes, isto me da um sentimento de sempre querer fazer mais e mais.

*A minha participação no clube se dá pela possibilidade de fazer possíveis novos amigos, conhecer a realidade de outras cidades através de seus clubes, assim me dando uma dimensão de movimento que transpassa os limites geográficos da minha cidade, isto acontece participando dos eventos que são realizados”.

Caroline Cavaletti, um ano de clube

“Sempre tive interesse em participar, mas não sabia como chegar até o clube, até que em junho de 2017 eu tomei iniciativa de perguntar a um amigo que é do clube o que eu tinha que fazer pra poder fazer parte do movimento. Foi aí que ele me explicou que pra fazer parte não precisava existir um convite formal, mas sim que qualquer pessoa que tem interesse em contribuir com o movimento pode pedir para participar. E foi o que eu fiz. Não demorou nem um mês ele já me avisou da minha primeira participação, que foi na Conferência do Distrito Múltiplo, evento que reúne clubes dos três estados da região Sul, evento esse que Caçador foi sede em Julho de 2017”, disse.

Caroline participou do primeiro evento ainda como convidada sozinha. “Mas quando eu cheguei lá me senti em casa, percebi que eu conhecia muitas pessoas que eram do movimento e que ali definitivamente era onde eu queria estar. O espírito de equipe deles me contagiou e me motivou ainda mais. No decorrer de um ano eu busquei participar ativamente de todas as reuniões e atividades pra conhecer melhor o objetivo do Clube, e no fim do ano leoístico 2017/2018, mais precisamente em junho fui convidada a assumir a pasta da secretaria”, completou afirmando que procura fazer sua função com muita dedicação, pois sabe da importância desse trabalho.

“Pra mim, ser LEO é mais do que fazer parte de um grupo de serviço, é fazer parte de uma grande família, que compartilha com você o orgulho em fazer parte desse movimento que move o mundo através do amor e do ato de servir. Quando participamos do movimento recebemos em troca o mesmo amor e alegria que distribuímos nas campanhas, quando entregamos uma singela cestinha de páscoa para crianças que na maioria das vezes não recebem a visita do Coelho. É essa troca de experiências que nos faz ver o mundo com outros olhos, que nos motiva a fazer a diferença e buscar pessoas que queiram nos ajudar, que também queiram servir e fazer o bem”, finalizou.

Quer conhecer melhor nossos objetivos e fazer parte desse movimento que move o mundo? Entre em contato através das redes sociais

Facebook LEO Clube Caçador

Instagram @leoclubecacador

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Notícia Hoje

O Portal Notícia Hoje foi criado com o objetivo de ser uma alternativa na comunicação online. Trazendo notícias de Caçador e região, aborda política, economia, segurança, esportes e variedades e já se consolidou como referência na informação com rapidez e credibilidade.

Veja também

Vídeo mostra residências sendo destruídas por vendaval, em Caçador

Um vídeo impressionante mostra algumas residências sendo destruídas por um vendaval, que atingiu Caçador na …