O III Festival Gastronômico de Caçador foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (05) no Parque Central José Rossi Adami. O evento, que acontece de 07 a 28 de setembro, é uma iniciativa do Núcleo de Gastronomia de Caçador, Prefeitura de Caçador e Associação Empresarial de Caçador (ACIC). Conta com apoio da UNIARP, por meio do SEAD 2018 e Melhor Rango.
A solenidade de abertura contou com a presença da diretoria da ACIC, professores da UNIARP e coordenação do SEAD 2018, nucleados da ACIC, lideranças públicas, representantes de diversas entidades, empresários, imprensa e comunidade. Os pronunciamentos foram realizados pelo coordenador do Núcleo de Gastronomia, Junithi Ueda, prefeito Saulo Sperotto, reitor da UNIARP, Anderson Antonio Mattos Martins, responsável pelo aplicativo Melhor do Rango, Henrique Zanini e presidente da ACIC Moacir José Salamoni.
O Festival tem como objetivo promover o potencial gastronômico da cidade e oferecer aos caçadorenses a possibilidade de descobrir e se encantar com os sabores da região. O ingrediente escolhido para esta edição do Festival foi o Salame e todos os pratos criados terão ele como ingrediente principal.
Os participantes dos Jogos Abertos, apresentando os crachás, terão ainda 10% de desconto em qualquer um dos estabelecimentos: Officina do hambúrguer, Pastel & Cia, Maemuki Sushi,Zanzi, Natuvie Cozinha Funcional, House Burger, Hotel Kindermann, Up Lanches, Di Fratelli, Dona Benta, Cantina Scolaro e Beer Burger.
O reitor da Uniarp, Anderson Martins, comentou que esse festival é de suma importância para fomentar o setor de bares e restaurante. De acordo com ele, são muitos locais que podem contribuir com o setor.
Já o presidente da Acic, Moacir Salamoni, disse que a gastronomia de Caçador tem mudado muito em função destes eventos, onde que o Festival Gastronômico está na sua terceira edição. “Eu penso que a cada ano estamos criando uma competição muito sadia neste ramo de competitividade e os beneficiados somos todos nós que vamos poder provar novos pratos com muita qualidade”, frisou.
O prefeito Saulo Sperotto falou que vê através dessas iniciativas um lado muito importante e que deve ser reconhecida que é a culinária diversificada que tem em Caçador, por conta das diversas culturas. Disse ainda que com eventos proporciona opções de lazer e diversão para toda a população.
Já o coordenador do Núcleo de Gastronomia da Acic, Junithi Ueda, elogiou o trabalho de todos os participantes, tendo em vista que a cada ano, o festival vem ganhando mais parceiros, onde que nesta edição, são 13 estabelecimentos participantes.
“O ingrediente principal que é o salame vem para quebrar paradigmas, pois tem na casa de muita gente e é consumido da mesma forma e o festival vem mostrar que com o salame podem ser preparados excelentes pratos”, declarou.
O coordenador disse ainda que para a próxima edição já estão preparando muitas novidades.