Notícia Hoje

Justiça manda tirar manifestantes de entrada de distribuidora de combustível de Biguaçu

Justiça de Santa Catarina determinou na segunda-feira (28) o desbloqueio da entrada da distribuidora de combustível Biguaçu. Pela ordem judicial, caminhoneiros tem 24 horas para sair do local antes que sejam “autorizadas medidas de força policial”.

Até a manhã desta terça-feira (29), as seis distribuidoras de combustível de Santa Catarina estão bloqueadas, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro-SC), por causa da greve dos caminhoneiros que completa oito dias.

Publicidade

O portão de acesso a distribuidora, que atende a região da Grande Florianópolis, está interditado por caminhões e máquinas agrícolas. A reportagem não conseguiu contato com o comando da Polícia Militar em Biguaçu nem com os advogados da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) e União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), requeridos na ação.

A tutela de urgência foi pedida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis e concedida pela Vara Plantão Cível e Criminal de Biguaçu. A multa pelo não cumprimento da decisão é diária de R$ 50 mil, com teto de R$ 600 mil.

Na decisão, consta que os caminhoneiros devem fazer “a imediata cessação dos atos de protesto que impeçam, obstaculizem ou prejudiquem a saída, transporte ou entrega de combustível para serviços essenciais dos municípios que compõem a Comarca de Biguaçu (Biguaçu, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos), em especial todas as operações das empresas filiadas ao sindicato”.

Os manifestantes estão na Estrada Geral Santa Cruz e, segundo a decisão, “não poderá ser permitido o deslocamento dos manifestantes para outro ponto de bloqueio”.

Seis distribuidoras

As distribuidoras de Biguaçu, Guaramirim, Itajaí, Lages, Irani e Içara estão com as saídas das carretas com combustíveis sendo feitas após negociações entre o governo estadual com os caminhoneiros e também com a participação de sindicatos. As saídas dos veículos nos locais estão sendo acompanhadas por comboios de segurança de órgãos como Polícia Militar, Exército e Defesa Civil.

Postos de combustíveis

Na Serra catarinense, a Polícia Militar escoltou caminhões-tanque para abastecer pelo menos cinco postos de Lages. O resultado nesta manhã desta terça é de longas filas aos arredores dos estabelecimentos. O limite estabelecido para cada veículo é de 20 litros. Os endereços dos locais não foram divulgados.

Desde a madrugada desta terça, dezenas de motoristas faziam filas em postos de combustíveis de Florianópolis e região para abastecer o carro. No entanto, não há previsão para o reabastecimento dos estabelecimentos. A situação de escassez se repete em outras cidades do estado, que está com os estoques esgotados para a venda direta para o consumidor.

Com informações G1 SC

Sair da versão mobile