Jovens discutem melhorias na educação no workshop Conexão Jovem 2017

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

 

Cerca de 200 jovens de Caçador e região participaram neste sábado (16) do workshop Conexão Jovem 2017 promovido pelo Movimento SC pela Educação. O evento buscou promover o diálogo entre os jovens acerca do tema educação, com ênfase na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e melhoria no processo de ensino e aprendizagem, resultando na elaboração de um documento com as principais proposições apresentadas pelos jovens.

Caçador e outras 15 cidades-sede das vice-presidências da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), sediaram os encontros de maneira simultânea.

Foi intensa a participação dos jovens no evento, especialmente no momento do painel: “Fortalecendo o ecossistema em prol de uma melhor educação”. Os painelistas foram Douglas Mello, Prefeito do Município de Lebon Régis, representando o setor público, Aurélio de Bortolo, presidente do Sindicato da Madeira de Caçador, representando o setor privado e o desenhista Alexandre Beck, representando o setor social. O painel foi mediado pelo Jovem Embaixador da Educação Cleiton Patrick Danelli. Vários questionamentos foram realizados pelos estudantes para painelistas que discutiram o desalinhamento entre o mundo do trabalho e o contexto educacional.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente Regional da FIESC, Gilberto Seleme. “A escola é a base para um futuro melhor. O desenvolvimento da nossa região vai acontecer somente com o fortalecimento da educação. Parabéns para todos os jovens que estão aqui hoje, discutindo, expondo suas ideias. Esta integração é a chave para o sucesso. Especial agradecimento também para os jovens embaixadores que idealizaram, estruturaram e conduziram os trabalhos do Workshop Conexão Jovem”, comentou.

Palestras

A primeira palestra foi realizada pelo professor Geancarlos Farinon Flores de Matias, secretário de Educação da cidade de Videira. Ele falou sobre o mundo do trabalho e as competências necessárias para o profissional do século 21. Na ocasião, destacou que o sucesso no mercado de trabalho está intrinsicamente atrelado à educação. “Seja uma pessoa elevada na terceira potência: ouça, olhe e ouse. Tenha persistência e insistência”, aconselhou.

A segunda palestra foi ministrada pelo desenhista Alexandre Beck. Ele falou sobre o cenário educacional e seus desafios. “Se fizer algo por dinheiro somente, você só será feliz nos finais de semana. Você precisa trabalhar com o que gosta”, frisou Alexandre, “pai” do personagem Armandinho, que em suas histórias geralmente conversa com adultos e deixa aos leitores um convite à reflexão.

O evento foi encerrado com homenagem ao Time dos 7, composto pelos principais responsáveis pela organização do Workshop Conexão Jovem 2017: Mayara Stratmann, Amanda Gonçalves, Anahi Lima Melo, Jennifer Hahn, Gabrielly Julie, Cleiton Patrick Danelli e Andressa Pino Garcia. Eles contaram com o apoio dos Comitês Técnicos Locais e das Câmaras Regionais, do Movimento Santa Catarina pela Educação.

O evento contou também com uma apresentação cultural feita pelos alunos do SESC de Caçador.

Pesquisa

Com o objetivo de coletar a opinião dos jovens sobre a educação, todos os participantes foram convidamos a responder a pesquisa com o tema: O olhar do jovem sobre a educação catarinense. As respostas do questionário irão compor o relatório do evento que objetiva influenciar em políticas públicas e iniciativas privadas.

Parceiros e apoiadores do evento

Associação Empresarial de Caçador – ACIC

Sindicato da Indústria de Carpintarias, Marcenarias, Serrarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminados, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira de Caçador – SIMCA

Sindicato da Indústria de Couro, Calçado, Vestuário e Artefatos de Couro de Caçador – SINCAVE

Universidade do Alto do Rio do Peixe – UNIARP

Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – FECOMERCIO, através do Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAC e do Serviço Social do Comércio – SESC

Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – FAESC

Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina – FETRANSESC

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, através do Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAI e do Serviço Social da Indústria – SESI

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp