Após dar entrada em uma UPA de Palhoça, na Grande Florianópolis, com suspeita de crise renal, uma jovem de 24 anos saiu com um bebê nos braços. A surpresa aconteceu às 15h desta quinta-feira (15), na unidade do bairro Bela Vista.
A equipe logo identificou que as dores eram, na verdade, decorrentes de um trabalho de parto. Os profissionais, então, se mobilizaram em uma força-tarefa para trazer um lindo garotinho ao mundo. “Uma criança bem saudável. A equipe ficou realizada em prestar o atendimento. Gerou bastante comoção”, relata a médica Marina de Abreu.
De acordo com Marina, a principal preocupação era a idade da criança. “A gente tem condições mínimas, mas aqui não é uma maternidade”, revela a profissional. A jovem não sabia da gravidez.
A presença de uma pediatra durante o turno, no entanto, teria ajudado bastante no procedimento, que pôde ser prestado para mãe e filho. Em meio à crise sanitária, o parto significou esperança. A equipe, de cerca de seis médicos e enfermeiros, assistiu ao nascimento emocionada.
Nas redes sociais, o secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horário, também comemorou a chegada do menino. “Deixo aqui o meu desejo de muita saúde para o pequenino e para a mamãe, e também os parabéns para toda a equipe, que já vem salvando muitas vidas, e hoje realizou este parto”.
Caso parecido
Esse é o segundo caso, em um mês, de parto surpresa de moradores de Palhoça. Em 14 de março, a esteticista Thainá Hukuchima deu à luz sua filha apenas 30 dias depois de descobrir a gravidez. O parto ocorreu no Hospital Carmela Dutra, na Capital.
À ocasião, a mãe relatou que chegou a sentir os sintomas da gravidez, mas sofre de uma condição especial, a endometriose, que ajudou a camuflar a gestação até mesmo dos médicos.