Peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina foram acionados na quarta-feira (6) pela Polícia Técnico Científica de Minas Gerais, para realizar coleta de material genético em familiares e pertences pessoais de um catarinense.
A suspeita é que Evandro Schwirkowsky, 23 anos, de Corupá, Norte de Santa Catarina, esteja entre as vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Minas Gerais.
A família confirmou ao IGP que Evandro está desaparecido desde a tragédia, que deixou centenas de mortos e desaparecidos.
Evandro nasceu em Corupá e morava com o companheiro na cidade, antes de se mudarem para Salvador, em 4 de janeiro deste ano. Como não se adaptou à capital baiana, o corupaense foi para Brumadinho em busca de emprego.
A escolha foi feita porque a cidade era menor e mais calma. Ele estaria hospedado em uma pousada atingida pelo rompimento da barragem.
Além de material genético dos familiares, pertences pessoais como escova de dente e roupas também foram coletadas.
O material está sendo encaminhado para o Instituto de Análises Forenses de Florianópolis (Infor), onde será feita a extração das amostras para obtenção do perfil genético.
Essas informações serão encaminhadas às equipes de Minas Gerais, onde será feito o confronto com o DNA já coletado da vítima.
Com informações Diário Catarinense