Search
Close this search box.

Jovem com lúpus pede ajuda para conseguir transplante de rins

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A vida de Camila Alves dos Santos mudou há pouco mais de um ano. A rotina da jovem de 20 anos se resume a uma incansável luta contra o lúpus, doença autoimune inflamatória crônica que faz com que o sistema imunológico ataque e destrua tecidos saudáveis do organismo.

A moradora de Passos Maia vive de casa para o hospital, conforme a necessidade. Atualmente ela está internada em Xanxerê, onde realiza hemodiálise um dia sim e um dia não. Camila tem os rins paralisados. A esperança é encontrar um doador. O sangue da jovem é O positivo.

“Essa doença atingiu os órgãos dela, os rins não funcionam mais. Ela não consegue se alimentar. Quando vai comer o pouco que come, vomita tudo. Está desnutrida porque não consegue se alimentar direito. Não sabemos mais o que fazer”, diz a irmã Thais Santos.

Thais está em casa, no Bairro Cohab em Passos Maia, cuidando de outros dois irmãos enquanto a mãe acompanha Camila no Hospital Regional São Paulo. “A gente queria que tocasse no coração das pessoas que pudessem nos ajudar. Se alguém fosse compatível com ela para doar um rim, porque salvaria uma vida”, suplica a irmã.

Nesta terça-feira, dia 28, Thais relatou ao Oeste Mais que Camila pesava 52 quilos, mas atualmente está com apenas 34 em razão da desnutrição. “Amanhã ela vai mudar o cateter para o braço, mas o médico está com medo porque não consegue pegar as veias dela. Se não der certo no braço, vão tentar na virilha”.

Lúpus

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença provoca um desequilíbrio na produção de anticorpos, fazendo com que eles ataquem proteínas do próprio organismo, causando inflamações na pele, mucosas, pulmões, articulações e rins. “Ela bem dizer vive internada. Aí quando melhora, vem para casa, mas começa tudo de novo e internam novamente”, lamenta a irmã.

Contato

Thais reforça o apelo por um doador compatível com a irmã. A família mora no Bairro Cohab em Passos Maia. Os telefones para contato são (49) 98403-2863, (47) 99657-8893 e (49) 98411-0834.

Com informações de Oeste Mais

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp