Notícias de Caçador e Região

Jair Bolsonaro será nomeado presidente de honra do PL

A partir de janeiro, Jair Bolsonaro (PL) deve assumir um novo cargo. Segundo informações do Estadão, depois de deixar o Palácio do Planalto, Bolsonaro deve assumir o cargo de presidente de honra do PL, partido do qual faz parte desde 2021 e pelo qual concorreu à presidência da República.

A decisão envolve o desejo do PL de manter Bolsonaro ativo em Brasília, com o intuito de de preservar os mais de 58 milhões de eleitores que votaram nele no segundo turno e os votos da direita conservadora.

Valdemar Costa Neto deve se pronunciar na próxima terça-feira (8) sobre a nova ocupação do atual presidente, que deve compor uma executiva partidária com 21 membros.

O anúncio deve ser feito em entrevista coletiva em Brasília, e também dará mais detalhes sobre os rumos do PL.

A decisão do partido de determinar a posição como oposta ao governo de Lula vem após a aproximação de líderes do centrão a Lula e rumores de que o próprio PL poderia dar uma guinada governista com a nova gestão do PT.

A atitude fo partido pode fazer com que ele se isole no Congresso. Contudo, a sigla não deixa de ter papel decisivo na disputa das Casas.

O partido de Bolsonaro sinalizou ao PP que aceita fazer um acordo para apoiar a recondução de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, desde que o PP apoie o PL na presidência do Senado contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Neste ano, o PL conquistou a maior bancada da Câmara dos Deputados com crescimento dos 76 deputados atuais para 99 na próxima legislatura.

 

Com informações ND+

Veja Também

Comentários estão fechados.