Donos de carros com placas de final 8 devem quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 2 de setembro, em Santa Catarina. Conforme o calendário do Estado, o vencimento sempre ocorre no último dia de cada mês. No entanto, como o dia 31 de agosto será um sábado, os contribuintes terão mais dois dias para pagar o tributo.
Vale lembrar, no entanto, que o parcelamento para veículos com placas de final 8 já não está mais disponível. O prazo para o pagamento da primeira prestação venceu no dia 10 de agosto. Agora, só os donos de carros com placas de finais 9 e 0 ainda podem dividir o pagamento do tributo.
Neste ano, o imposto pago está, em média, 3,2% mais barato do que em 2019. Isso acontece por causa da desvalorização dos veículos, já que o IPVA é calculado com base no preço de mercado, aferido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Quanto mais barato o carro, menor é o imposto a ser pago.
Em 2019, o maior valor cobrado é o de um Lamborghini Aventador S, fabricado em 2019. Para regularizar a documentação, o dono do carro precisará desembolsar R$ 77.440,68, apenas com o IPVA.
O IPVA é cobrado de aproximadamente 3,3 milhões, dos 5 milhões de veículos registrados em Santa Catarina. Para os demais, há isenções e imunidades, aplicadas, por exemplo, para veículos antigos, táxis e carros de portadores de deficiência. Para motocicletas de até 200cc, também há isenção, desde que o veículo não tenha recebido nenhuma multa no ano anterior ao pagamento do imposto.
Aliquotas em Santa Catarina
– 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
– 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (coletivos), nacionais ou estrangeiros;
– 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.
Com informações DC