Escolas da rede estadual de ensino e do Sistema S em todo o Estado preparam atividades para o Dia da Família na Escola celebrado dia 08 de abril. Em Caçador, por exemplo, serão ministradas palestras sobre a importância da participação dos pais na vida dos filhos nas escolas estaduais de Educação Básica Dante Mosconi, Dom Orlando Dotti e Irmão Léo. As atividades nas instituições de ensino no Estado devem mobilizar mais de 800 mil pessoas.
A proposta da criação do Dia da Família na Escola surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Programação na Regional Centro-Norte da FIESC
Salto Veloso:
SESI: Unidade Móvel Odontológica; acuidade Visual, orientação sobre o Tema “Sexualidade na Adolescência” para alunos do 5º ao 9º ano e familiares presentes.
Caçador:
No SESI: No período de 03 a 07 de abril está sendo realizando um trabalho junto aos alunos da EJA incentivando-os a participar do Dia da Família na escola. Será solicitado que façam uma foto desse momento e mandem para a EJA para a montagem de um mural com as fotos no SESI;
Na Faculdade SENAC: Mateada, Apresentação de dança gaúcha, Apresentação cultural, Tour pela Faculdade guiado pelos alunos do Programa Jovem Aprendiz, Serviços de saúde com alunos do curso técnico em Enfermagem com monitoria dos professores;
FIESC: Palestra A importância da participação dos pais na vida dos filhos nas escolas estaduais de Educação Básica Dante Mosconi, Dom Orlando Dotti e Irmão Léo.
Videira:
No SESI: No período de 03 a 07 de abril está sendo realizando um trabalho junto aos alunos da EJA incentivando-os a participar do Dia da Família na escola. Será solicitado que façam uma foto desse momento e mandem para a EJA para a montagem de um mural com as fotos no SESI
Será ainda realizada Oficina para os bebes, oficina de música de contação de histórias e de ciências. Haverá também o resgate de brincadeiras como: acerte ao alvo, Chute ao gol, bolhas de sabão, corrida de carriola, Corrida do ovo, Corrida do saco, amarelinha e pula elástico.
SENAI: Abordagem sobre o tema Êxito nos estudos na Escola Madre Terezinha Leoni;
Fraiburgo
SENAI: Palestras Profissionalização e a Importância da participação efetiva na vida dos filhos na Escola de Educação Básica São José;
Canoinhas:
SENAI: Experimentos Químicos, Bancadas Elétricas e Quiz Elétrico, Apresentação do Kart Elétrico, Pintura Facial.
SESI: Aferição da pressão Arterial, Acuidade Visual.
Movimento Santa Catarina pela Educação
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) desde 2012, com participação do SESI e do SENAI. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (FAESC e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.