Ícone do site Notícia Hoje

Instalação da nova iluminação de Led, do Programa de Eficiência Energética, deve ser finalizada em dezembro

A instalação da nova iluminação de Led, do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deve ser finalizada em dezembro, em Caçador. Serão contemplados 1055 postes da cidade em 74 ruas.

“O material já foi adquirido e serão realizadas as medições iniciais. Prevemos que, em torno de um mês o projeto estará concluído”, destaca o engenheiro eletricista e gestor de projetos da Celesc, Bruno Cordeiro Clasen.

Publicidade

Até agora, foram realizadas todas as checagens necessárias no projeto, bem como, análises de documentações e outros encaminhamentos exigidos.

Caçador foi aprovado em 1º lugar dentre 57 cidades de Santa Catarina. Serão substituídas mais de 1 mil lâmpadas de vapor de sódio e de vapor de mercúrio por de led. As lâmpadas de 60W serão instaladas nas avenidas Santa Catarina e Sete de Setembro, onde o poste contempla duas luminárias. As de 120W serão instaladas nas ruas intermediárias e as de 180W em outras ruas principais da cidade.

“São dois benefícios: As lâmpadas com potência reduzida gastam menos energia e a iluminação delas é ainda melhor, o que será notado pela população”, completa Bruno.

O programa contempla ainda o descarte das lâmpadas, não podendo elas serem realocadas em outros pontos. “O objetivo é realmente trazer a eficiência econômica para o município”, complementa o engenheiro.

Além da segurança para quem circula, à noite, com mais iluminação, haverá ainda economia de energia para o município. “Assim, poderemos investir, por exemplo, na substituição das das lâmpadas das demais ruas do município”, destacou o gestor de Projetos da Prefeitura, José Cássio.

Além das lâmpadas, serão substituídos ainda os reatores, relés e braços nos postes. Os novos kits têm durabilidade de até 13 anos. A Celesc abrirá uma nova chamada pública do programa, onde a a Prefeitura já mostrou interesse em participar.

“A Celesc está trabalhando em uma nova chamada pública e a Prefeitura de Caçador já nos informou o interesse em participar e submeter um novo projeto.  Isso tende a contemplar ainda mais a cidade de Caçador”, finaliza Bruno.

 

Sair da versão mobile