Notícias de Caçador e Região

Inova Contestado integra oficialmente Rede de Centros de Inovação de SC

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e a Prefeitura de Caçador formalizaram na última quinta-feira, 11, um Acordo de Cooperação Técnica. Assim, o Centro de Inovação Inova Contestado passa a integrar a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina.

“Este termo representa mais uma evidência da materialização de um trabalho integrado do nosso Estado com os ecossistemas locais. O ingresso de Caçador oportuniza a convergência dos esforços em prol do empreendedorismo inovador e do desenvolvimento econômico sustentável da região”, comenta o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Rafael Meyer.

O objetivo do termo é consolidar o Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo possível planejar ações para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade e região. Além de envolver os atores do ecossistema de inovação que são as instituições de ensino superior, empresas, Governo e comunidade de Caçador.

“É uma grande conquista para Caçador. Agora passamos a fazer parte do planejamento de ações com foco no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado”, destaca Giana Silva, gestora do Centro de Inovação.

O Inova Contestado está em funcionamento desde julho de 2019. Desde lá, mais de 40 projetos foram inscritos no programa de pré-incubação e três turmas já finalizaram com honras. Além disso, executa programa de inovação nas grandes empresas, intitulado Novos Trilhos, e outro voltado para mulheres na tecnologia, chamado Gurias Tech. Uma série de eventos direcionados à ciência, inovação e empreendedorismo, como Hackathon e Startup Weekend, serão lançados no decorrer do ano.

“O Inova tem diversas iniciativas e conta com a parceria de várias instituições do ecossistema local. Estamos com as portas abertas, das 13h às 19h, para receber quem quiser conhecer o espaço, saber mais sobre os programas. O Inova tem objetivo de ser este espaço criativo, inovador, colaborador e ajudar pessoas a tirarem ideias do papel e assim desenvolver o ecossistema de inovação municipal, regional e estadual”, finaliza a gestora.

Conheça mais sobre Centro de Inovação de Caçador em inovacontestado.com.br e sobre a Rede de Centros em www.centrosdeinovacao.sc.gov.br.

Regional Meio Oeste – Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
A etapa regional Oeste e Meio Oeste da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorre no dia 20 de abril, de forma on-line. Nesta oportunidade serão coletadas as percepções dos atores do ecossistema de CTI da região. O objetivo da participação é auxiliar no direcionamento estratégico e mapear as prioridades de atuação em Santa Catarina.

Veja Também

Comentários estão fechados.