Inmet prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Chuvas

Volumes chuvas podem passar dos 150 milímetros no Estado, que enfrenta enchente histórica

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, dia 9. A expectativa é que o cenário dure até domingo, 12, com volumes podem passar dos 150 milímetros. O Estado gaúcho enfrenta há quase duas semanas a maios enchente da história, com 431 municípios afetados ― o estado tem 497 cidades.

De acordo com o Inmet, a maior intensidade das chuvas deve se concentrar entre o Centro-Norte e Leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, onde se encontram algumas bacias de captação do rio Guaíba. Também deve chover forte no Litoral Norte e Sul de Santa Catarina. Além da chuva, há previsão de queda das temperaturas.

“Os acumulados de chuva neste período poderão superar os 150 milímetros (mm), condição que pode agravar ainda mais a situação do estado”, destaca um trecho da nota divulgada pelo Inmet.

Ainda na segunda-feira, a previsão indica a passagem de uma nova frente fria mais intensa sobre a Região Sul do Brasil, incluindo a possível formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa, o que pode causar o incremento dos ventos do setor leste.

Nos dias seguintes, a frente fria e o posterior ingresso de uma massa de ar frio e seco vão causar queda nas temperaturas e possibilidade de chuva na próxima semana. “As rajadas de vento seguirão soprando do setor sul e dificultando o escoamento das águas”, completa a nota.

LEIA TAMBÉM: Acidente, envolvendo carro de Caçador, termina em morte na BR-101

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp