A Prefeitura de Caçador iniciou, nesta segunda-feira, 18, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, destinada a jovens e adultos entre 20 e 29 anos. A campanha segue até dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de vacinação. É importante lembrar que adultos até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso isso não tenha sido feito, a recomendação é ir até uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal.
O último boletim epidemiológico divulgado pela DIVE/SC aponta que a faixa etária que mais contrai a doença no estado de Santa Catarina é justamente a de jovens e adultos, com idade de 20 a 29 anos. “Por esse motivo, é de extrema importância a adesão desse público à Campanha. Do início do ano até dia 8 de novembro, foram confirmados 94 casos de sarampo, entres esses casos dois foram confirmados em Caçador”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker.
Nesta segunda fase da Campanha de Vacinação, o público-alvo são os jovens e adultos por estarem mais vulneráveis à doença. “No entanto, pessoas das demais faixas etárias também podem procurar os postos de Saúde para receber a vacina”, completou Célio.
Em Caçador, estão sendo programadas ações como abertura das salas de vacina em horários diferenciados, além do dia D que acontece no dia 30 de novembro. “Outro trabalho que será abordado é uma parceria com empresas do município para que solicitem aos seus colaboradores um atestado vacinal nas unidades de saúde, para que todos sejam vacinados”, finalizou Célio.