Notícias de Caçador e Região

Indicação prevê benefícios para incentivar a doação de órgãos

Durante sessão ordinária desta segunda-feira (13), os vereadores Marcio JF (MDB) e Moacir D’Agostini (DEM) solicitaram ao Executivo que estude a possibilidade de custear uma porcentagem das despesas funerais de pessoas doadoras de órgãos e tecidos humanos. O pedido ainda cita a possibilidade de desconto nos impostos de competência municipal (IPTU, ISS e ITBI) para parentes de primeiro grau dos doadores de órgãos e tecidos.

Segundo o vereador Marcio JF, a indicação atende a um pleito das integrantes da BPW de Caçador, que estiveram na Câmara e apresentaram uma minuta de projeto com esta finalidade. “Por envolver recursos financeiros, é propositura exclusiva do Poder Executivo, já que o vereador não pode apresentar projeto que onere os cofres públicos. Por isso estamos apresentando em forma de indicação para que o prefeito e sua equipe analise com carinho e veja a possibilidade de colocar esta ideia em prática, que serve de incentivo para a doação de órgãos e para salvar vidas”, destaca.

Moacir também enalteceu a importância de se criar mecanismos que incentive este gesto de amor ao próximo. Usou como exemplo o caso de um senhor que estava internado à espera de um transplante de coração e, mesmo encontrando um coração compatível após o falecimento de uma outra pessoa em acidente de moto, acabou falecendo devido à família da vítima não autorizar a doação.

“E quando se fala de um projeto que tem o propósito de incentivar a doação de órgão, precisamos olhar com carinho, pois muitas vidas podem ser salvas. Neste caso, o Poder Público pode ser uma gente propulsor para mudar a realidade de muitas pessoas”, completa.

Veja Também

Comentários estão fechados.