IFSC Caçador inicia primeira turma de Proeja

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Eles tiveram que parar de estudar, mas agora estão de volta à sala de aula para concluir os estudos e ainda fazer um curso de qualificação. Isso é o que está ocorrendo com um grupo de 24 pessoas no Câmpus Caçador que iniciou, neste semestre, a primeira turma do Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A turma terá a chance de concluir o Ensino Médio e ainda fazer, em paralelo, um curso de qualificação em Assistente para a Indústria de Plásticos.

Os alunos foram recepcionados no início do mês com palestras sobre educação e mercado de trabalho e atividades de integração. Receberam, inclusive, a visita do senhor de 77 anos Semildo Eichstaedt, que concluiu o Ensino Médio recentemente e compartilhou sua experiência com a turma. Os alunos tiveram, ainda, uma introdução ao que aprenderão nos próximos um ano e meio de curso. Uma banda de bossa-nova formada por professores do câmpus realizou uma apresentação cultural aos alunos.

14040162_680812855408859_5609580773697955262_n (1)

A professora Luana de Gusmão Silveira, de Língua Portuguesa, idealizou o início da oferta da modalidade no câmpus e compartilha a coordenação do curso com outros docentes. Sobre o perfil da turma, ela destaca o retorno de alguns alunos que imigraram do Haiti e Costa Rica e que já participaram de outros cursos na instituição.

A turma, em sua maioria, é composta por homens e tem idade média de 30 anos. Os alunos já estão no mercado de trabalho e, por alguma razão, abandonaram o colegial. “Por isso, não podemos repetir os mesmos erros do ensino regular”, comenta o professor de Sociologia, Fernando Augusto Groh de Castro Moura.

Ele explica que, enquanto o ensino básico e fragmentado em disciplinas, a modalidade EJA trabalha com blocos de conhecimento – algo semelhante ao que é empregado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fernando, que também é coordenador do curso, compartilha o bloco de Ciências Humanas com professores de História, Geografia e Filosofia.

A preocupação, no entanto, é com a permanência e aproveitamento dos alunos jovens e adultos. Além de avaliações qualitativas, os alunos são acompanhados pelo Núcleo Especializado de Integração dos Programas Sociais (NEIPS) do câmpus.

Vagas abertas

Ainda há vagas remanescentes para o curso Proeja de Caçador. Para concorrer, é preciso ter 18 anos e Ensino Fundamental completo. O edital pode ser conferido em http://www.ifsc.edu.br/arquivos/ingresso/editais/EDITAL_26_2016_2_PROEJA_Vagas_Remanescentes.pdf.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp