O Hospital Maicé realizou neste sábado, 20 ,mais uma captação de órgãos, a segunda de 2018. A retirada foi feita pela equipe do SC Transplantes.
O paciente, de 29 anos, é natural de Videira e morreu em decorrência de um traumatismo craniano. Ele era casado e tinha uma filha de três anos de idade.
A equipe responsável fez a retirada dos rins, fígado e pâncreas, que serão encaminhados para o transplante em pacientes que estão na fila de espera.
De acordo com a coordenadora do Centro Cirúrgico, enfermeira Letícia Maria Pedon Moraes, a ação é resultado de um grande envolvimento. “A família é importante neste processo, contribuindo com essa ação tão bonita e ajudando a salvar vidas. Vemos cada vez mais a conscientização da população de Caçador e região, entendo a importância de, mesmo em um momento de sofrimento, fazer a doação e saber que um pedacinho do seu ente querido vai estar vivo em algum lugar”, destacou.
Ela explicou que a partir do momento que a família aceita fazer a doação é mobilizada uma equipe interna e acionada a Central em Florianópolis, que verifica os possíveis receptores. “Profissionais da UTI e do Centro Cirurgico trabalham em conjunto e contam com o apoio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) para realizar todo o procedimento. Só temos a agradecer a todos os envolvidos neste processo”.