Notícias de Caçador e Região

Hospital Maicé passa a fazer teste do pezinho para pacientes particulares e com planos de saúde

26

Em parceria com o Laboratório DLE, o Hospital Maicé esta realizando o teste do pezinho, para pacientes com planos de saúde e particulares. O DLE é referencia nacional e na América Latina no serviço da medicina diagnóstica.

O objetivo do teste do pezinho ou de triagem neonatal é detectar se o bebê é portador de alguma das doenças investigadas através do teste, já que a criança pode apresentar aspecto saudável ao nascimento e os sintomas surgir mais tarde. Mesmo que na família não haja casos anteriores de doenças congênitas ou hereditárias.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial, nos primeiros dias após o seu nascimento. Os testes de triagem neonatal favorecem a detecção precoce de diversas doenças possibilitando o tratamento específico, diminuição ou eliminação de danos irreversíveis para o bebê.

O exame recebe esse nome, pois o sangue é comumente colhido no calcanhar do recém-nascido, por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos e muito seguro para a coleta. O sangue também pode ser coletado através de punção venosa.

Para a garantia do diagnóstico e a eficiência do tratamento o exame deve-se realizar a tomada da amostra de sangue do bebê a partir de 48 horas após o nascimento até o quinto dia de vida.

Caso o exame aponte um resultado positivo não significa que o bebê tenha a doença, indica apenas que existe a necessidade de continuar a investigação para excluir ou confirmar o diagnóstico.

Existem dois tipos de teste: o simples e o teste ampliado, a diferença entre os dois está na tecnologia utilizada para analise, na quantidade de doenças e condições de pesquisadas.

Os recém-nascidos que nascerem no Hospital do Bem com plano de saúde ou particulares poderão fazem o teste. O resultado fica pronto em poucos dias, e deve ser retirado no próprio Laboratório do Hospital.

Dúvidas sobre teste do pezinho pode ser tirada diretamente com os especialistas do Laboratório através do telefone (49) 3561-2859 ou (49) 3561-2811.

 

Veja Também
Comentários
Loading...