Honorino Moro
Em pouco mais de 48 horas, 3 acidentes quase no mesmo local. Dois, para ser mais exato, foram no mesmo local, na Honorino Moro, rodovia que leva do trevo do Tedesco até o trevo de Rio das Antas e, se quiser continuar, até o Parque das Araucárias.
Por causa das obras da nova travessia urbana e uma sinalização pífia no local, parece que os acidentes aumentaram.
Mas, ouso dizer que não. Apenas houve um acúmulo agora, coincidência, talvez. Antes, quando foi feita a ligação da Henrique Julio Berger com a Honorino Moro, nenhuma sinalização foi colocada no local. “Cruzamento perigoso, cuidado veículos lentos na pista, diminua velocidade”. Nada. Se duvidar, até as placas que definiam a velocidade máxima não estão mais no local.
Agora, a pergunta é: de quem é a culpa?
Honorino Moro 1
A falta de sinalização seria motivo para argumentos se acaso nos acidentes estivessem envolvidos motoristas de outras cidades, que não conhecem o trecho e não sabem das obras que estão sendo realizadas no local.
Mas, ao contrário disso, a maioria absoluta é de caçadorenses, afoitos ao volante, que causam a maioria dos acidentes.
Às vezes, esquecem-se eles que aquele trecho está perigoso ou, mesmo, empolgam-se e continuam com a mania de donos do volante e do mundo e vão, a velocidades exorbitantes para o local, para ganhar, quem sabe, 1 minuto no final do seu trajeto.
Honorino Moro 2
Junte, então, aos motoristas afoitos e nervosos ao volante, a falta de sinalização no local e teremos o caos atual.
Honorino Moro 3
Não quero aqui excluir a responsabilidade da Prefeitura, mas, cito como exemplos as obras em outras rodovias, onde a empresa que está realizando a obra coloca a sinalização e, por sinal, bem antes do local.
Aqui, se não for durante o dia, para parar o trânsito, a Viga, empresa que está realizando as obras na nova travessia urbana, pouco está preocupada em deixar alguma sinalização. Exemplo claro é nas proximidades da Vereda dos Trevos, onde paus e pedras sinalizam o asfalto, talvez colocadas até por moradores.
Está na hora desta empresa também assumir a responsabilidade naquele trecho.
Honorino Moro 4
Enfim, em primeiro lugar os motoristas precisam colocar em suas cabeças de pilotos de Fórmula 1 que naquele local a atenção e paciência são os principais ingredientes para não acontecerem mais acidentes.
Depois, a Prefeitura e a Viga devem entrar em um acordo e sinalizar melhor todo o espaço, iniciando na ponte do D’Agostini.
Quem sabe assim a situação seja amenizada.
Cadê o Conselho Tutelar?
O jogo Bávaro da Cerveja foi inventado para desafiar amigos a beber 500 ml de cerveja e postar o vídeo no Facebook. Até aí, tudo bem. Mas, o que fazer agora que menores estão postando vídeos bebendo?
Onde está o Conselho Tutelar, que poderia tomar alguma atitude? Aliás, não custa perguntar também: o Conselho Tutelar já conseguiu ter acesso a esta tecnologia ou as redes sociais ainda estão além dos seus integrantes?
Indicação
Vereador de Caçador fez indicação para que o prefeito Beto Comazzetto construa uma ponte ligando a rua Ônio Pedrassani com a Irmão Guido Gabriel. Contou ele que teve uma conversa muito interessante com o prefeito nesta segunda.
Esqueceu apenas que o prefeito, inclusive, já deu entrevista falando a respeito desta ponte e que o projeto já está avançado para a busca de recursos.
Quer se promover em cima de projetos feitos, vereador?
Ah, este foi o mesmo vereador que, há alguns meses, disse que parou quando viu o prefeito Beto visitando uma obra e aproveitou para tirar uma fotinho.