Notícias de Caçador e Região

Homenageados os jovens, equipe e empresas do Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos está mudando a vida de jovens na Regional Centro-Norte da FIESC. Mais de 60 jovens frequentaram gratuitamente cursos oferecidos pelo SENAI em Caçador, Curitibanos, Porto União, Canoinhas, Videira e Fraiburgo.

Dia 03 de dezembro, no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Caçador foi realizada solenidade de homenagem aos jovens participantes, equipe técnica e as empresas parceiras.

A solenidade teve a presença da juíza Lívia Rocha Cobalchini, da Vara da Infância e Juventude e diretora do Foro da Comarca de Caçador, Leonir Tesser, vice-presidente Regional Centro-Norte da FIESC, Alessandra Garcia, prefeita de Santa Cecília-SC, Bárbara Machado Moura Fonseca, representando o Ministério Público de SC e Leocergio Sarturi, vice-presidente Meio Oeste da Fecomércio-SC.

Em seu pronunciamento, Leonir Tesser agradeceu a equipe técnica e todos os parceiros do Programa, as empresas parceiras e parabenizou todos os jovens participantes. “É um orgulho para nós da FIESC participar deste momento. Estes jovens são merecedores de todo o reconhecimento. Eles têm uma vida inteira pela frente, que acredito, será de grandes realizações. Para toda a equipe técnica e dos demais parceiros deste programa, parabéns pelo envolvimento e dedicação. É pela educação que vamos transformar a nossa realidade”, frisa.

O jovem Toni Silva dos Santos, de Fraiburgo, fez um discurso de agradecimento, enfatizando o aprendizado obtido no curso em que participou. “Foi uma grande oportunidade de crescimento profissional para mim e todos os participantes do Programa Novos Caminhos”, comenta.

Todos os jovens participantes foram homenageados. Da mesma forma a equipe técnica, composta por responsáveis técnicos do Tribunal de Justiça, interlocutores da FIESC e da Fecomércio e representantes dos programas de acolhimento. Receberam a homenagem: Gabrieli Nizer de Oliveira, representando o Lar Aprisco, Karina Gonçalves Berto, representante do SENAC, Sheila Mello, representante SESI e SENAI e Cristiane Fernanda Werlang, representante do TJSC.

Foram homenageadas na categoria “Empresa Cidadã”, as empresas com vagas de trabalho, estágio ou aprendizagem preenchidas por adolescentes do Programa Novos Caminhos, demonstrando o compromisso com a sociedade catarinense e com o futuro dos jovens. As empresas homenageadas foram: ABBASPEL- Indústria e Comércio de Papéis Ltda., lojas Quero-Quero, Videplast Indústria de Embalagens Ltda., CELESC, Prefeitura de Santa Cecília, Rede Zarpellon de Supermercados, Trombini Embalagens, Caixa Econômica Federal.

 

O Programa Novos Caminhos

O programa prepara adolescentes, a partir dos 14 anos, que vivem em casas de acolhimento, para o mercado de trabalho e para a independência ao atingir os 18 anos. O projeto é realizado pela FIESC, desde 2013, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.

 

 

Veja Também
Comentários
Loading...