Um homem morreu nesta quinta-feira, 21, após se engasgar com um pedaço de carne durante o jantar. O fato aconteceu em Ponte Serrada.
Deonir Andrin, de 49 anos, foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas morreu logo depois. Ele deixa a esposa e três filhos.
De acordo com os socorristas, o engasgamento é ocasionado pela introdução de corpos sólidos que podem se localizar na laringe, impedindo total ou parcialmente a passagem de ar. Pedaços de carne não muito bem triturados pelos dentes são os principais causadores de engasgamento em adultos.
Orientações
– Aplique a chamada “Manobra de Heimlich” – Fique de pé ligeiramente atrás da vítima. A cabeça da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Portanto, o tórax é inclinado para frente e a cabeça mais para baixo.
– Aplique quatro pancadas fortes no meio das costas, com a mão fechada. A sua outra mão deve estar apoiando o peito do paciente.
– Se a vítima continuar asfixiada, fique de pé, atrás, com seus braços ao redor da cintura da pessoa, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firme o pulso com a outra mão e faça um rápido puxão para cima. Repita quatro vezes numa sequência rápida.
– Não faça respiração boca a boca nos casos de engasgos com vítimas inconscientes. Você poderá empurrar ainda mais o objeto.
Informações e foto: Oeste Mais