Um homem morreu após sofrer um choque elétrico em rua alagada de Três Barras, no Planalto Norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu na manhã deste domingo (15) na rua Paulo Olsen, bairro Argentina, um dos mais atingidos pelas enchentes na cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para atender o acidente por volta das 10h30. Vizinhos contaram que ouviram um forte barulho e, em seguida, encontraram a vítima caída na água.
Ainda conforme relato das testemunhas, o homem mexia em um medidor de energia elétrica quando foi atingido por um choque elétrico. Ao chegarem no local, os bombeiros encontraram a vítima já sem vida.
O homem foi identificado pelo primo, mas sua identidade não foi informada.
A Polícia Científica foi acionada e fez uma perícia no local. A Celesc também compareceu no local do acidente.
Celesc faz recomendações para evitar acidente com choque elétrico
O gerente regional Leandro Gonçalves de Oliveira ressalta que, neste momento, os alagamentos são os maiores desafios, pois ameaçam a rede elétrica. E, em caso de inundações, o protocolo é desligar temporariamente os transformadores para garantir a segurança da população.
“Quando a água atinge o medidor de energia, ela pode entrar no sistema elétrico e causar uma conexão direta entre os fios. Isso cria um caminho fácil para a eletricidade fluir, mas não do jeito certo. Em vez de seguir o caminho planejado, a eletricidade pode ir para lugares errados, como sua casa ou outros lugares, onde não deveria. Isso é perigoso porque pode causar incêndios, choques elétricos e danos aos aparelhos elétricos”, destaca Oliveira.
“Quando a água abaixa e a situação volta ao normal, os eletricistas podem religar a rede elétrica com segurança”, acrescentou ele.
O gerente também aproveita a oportunidade para dar orientações de segurança à população durante as chuvas para evitar acidentes junto à rede elétrica:
- Durante ventanias e temporais, evite ficar próximo a postes de energia elétrica e árvores. Assim você evita choques, que podem acontecer por descargas atmosféricas;
- Evite tomar banho de chuveiro elétrico quando houver raios;
- Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos;
- Não se aproxime de fios elétricos caídos;
- Após inundações, chame um profissional para revisar as instalações elétricas;
- Mesmo sem energia elétrica, por segurança, considere a rede energizada e mantenha-se a uma distância segura dos fios de energia.
Com informações ND Mais